Coréia do Norte dispara foguetes antes da visita do Chefe do Pentágono a Coréia do Sul

A Coréia do Norte disparou nesta terça-feira (04), vários foguetes em direção ao litoral, momentos antes da visita do secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Pete Hegseth, a Coréia do Sul. Não há informações sobre vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, Pete Hegseth se encontrou com líderes sul-coreanos, na fronteira entre as duas Coréias. Acredita-se que os norte-coreanos tenham lançado os foguetes para intimidar as autoridades dos EUA e da Coréia do Sul.

Fronteira entre as duas Coreias – (JUNG YEON-JE/AFP) – Cortesia

A informação foi confirmada pelas autoridades sul-coreanas, que enviou tropas do Exército para a fronteira entre os dois países.

Os líderes norte-coreanos também dispararam projéteis no sábado (1º), momentos antes de uma reunião entre o presidente da Coréia do Sul, Lee Jae-myung, com o líder chinês, Xi Jinping.

As autoridades militares sul-coreanas, que se encontram em estado de alerta, informaram que detectaram “quase 10 foguetes de artilharia disparados em direção a parte Norte” do Mar Amarelo, no Oceano Pacífico.

Os detalhes dos projéteis estão sendo analisados em conjunto pelos setores de inteligência dos EUA e da Coréia do Sul.

Pete Hegseth visitou a fronteira entre as duas Coréias, na segunda-feira (03), sendo o primeiro chefe do Pentágono a chegar ao local em oito anos.

Ele também visitou Panmunjom, a simbólica Aldeia da Trégua, onde existe uma edificação que simboliza a trégua e onde tropas das duas Coréias coexistem pacificamente frente a frente.

O chefe do Pentágono também esteve na Zona Desmilitarizada que separa os dois países.

A ida de Pete Hegseth a Coréia do Sul acontece depois que não prosperou a ideia de uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coréia do Norte, Kim Jong-um, que seria realizada durante a viagem de Trump a Ásia.

Donald Trump, no entanto, está disposto a encontrar Kim Jong-um em um futuro próximo.

Com informações das Agências de Notícias Ansa, Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo