A Escola de Turismo e Gastronomia do Senac MS foi palco, nesta terça-feira (21), do Encontro Vai Turismo – Integração do Turismo Nacional, uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio MS), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sesc e o Senac.

Encontro Vai Turismo impulsiona o setor no Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação
O evento reuniu representantes do poder público, empresários, dirigentes de entidades do trade e profissionais do setor para discutir o fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico e social. A programação marcou também a reativação do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/MS), espaço de articulação e proposição de políticas voltadas ao crescimento sustentável do setor.
Estiveram presentes o secretário-adjunto da Semadesc, Arthur Falcette, o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Júnior, o presidente do Cetur Nacional da CNC, Alexandre Sampaio, além de lideranças empresariais, gestores públicos e representantes das instituições do Sistema Comércio MS.
Na abertura, o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, destacou a importância do programa e da reativação do conselho para o fortalecimento da governança empresarial no turismo. “O Programa Vai Turismo, desenvolvido pela CNC, é uma iniciativa que reflete a essência do Sistema Comércio: promover o desenvolvimento sustentável, gerar oportunidades e fortalecer a atuação empresarial em todo o país. É uma iniciativa que integra propostas e conecta instituições para recomendar e acompanhar políticas públicas que estimulem o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros”, afirmou.

Encontro Vai Turismo impulsiona o setor no Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação
Edison Araújo ressaltou ainda o significado da retomada do conselho no Estado. “Um marco importante deste evento é a reativação do Cetur – o Conselho Empresarial do Turismo e Hospitalidade do Sistema Comércio de Mato Grosso do Sul. Essa retomada simboliza um novo tempo de diálogo, de união e de fortalecimento da governança empresarial no turismo. Queremos que o Cetur seja um espaço ativo de construção coletiva, onde as ideias circulem, as demandas sejam ouvidas e os projetos possam ganhar corpo — conectando o setor privado, o poder público e as instituições do Sistema S em torno de um mesmo propósito: o desenvolvimento do turismo no Estado.”
O presidente do Cetur Nacional, Alexandre Sampaio, reforçou a importância de o turismo estar integrado ao comércio e à inovação. “Essa nova realidade permite uma interação sistêmica entre comércio e turismo e, com as ferramentas da atualidade, a exemplo da inteligência artificial, nós vamos poder fazer muito pela nossa atividade e trazer à experiência aquilo que o Cetur deseja, pois o turismo tem um papel fundamental para o nosso país, especialmente nas próximas décadas”, afirmou.
Representando a prefeita de Campo Grande, Ademar Silva Júnior agradeceu à Fecomércio MS pela parceria em projetos estratégicos da Capital, como as ações de revitalização do centro histórico, e destacou a relevância do evento.
“Eventos como este são essenciais para discutir o turismo, que é uma parte fundamental do desenvolvimento econômico de qualquer região”, disse.
A programação incluiu palestras e apresentações sobre inovação, governança e oportunidades para o turismo. O especialista Thiago Akira trouxe reflexões sobre as tendências do setor e o papel da inovação no atendimento e na experiência dos visitantes.
“Inovar não é só implementar tecnologia ou trazer novos produtos. Eu acredito que a inovação no turismo deve utilizar os pilares do processo e de pessoas. Nos processos, a gente ganha agilidade, demonstra conhecimento e segurança necessária. E pessoas é o que dá o bom atendimento. Tudo o que o turista espera de um bom destino”, concluiu.
Também participaram das apresentações a diretora regional do Senac MS, Jordana Duenha, e a gerente de pesquisa e inteligência de mercado do Sesc MS, Daniela Dias, que mostraram como as duas instituições têm atuado no fomento ao turismo no Estado. A gerente do Cetur Nacional, Aline Lopes, apresentou a trajetória e os resultados do movimento Vai Turismo, destacando o uso de dados e ferramentas de inteligência para o planejamento estratégico dos destinos.
Ao final do encontro, foi realizada a assinatura do termo de posse da nova composição do Cetur/MS, simbolizando o compromisso coletivo com o fortalecimento do setor.
A programação cultural foi conduzida pelo Sesc MS, com apresentações do Quinteto da Orquestra Jovem Sesc Lageado e da Cia Habilidoces. Formado por jovens instrumentistas que integram o projeto de formação musical do Sesc Lageado — uma escola de cultura que já atendeu mais de 5 mil alunos —, o quinteto apresentou um repertório diversificado, reafirmando o compromisso do Sesc com a difusão da arte e da cultura em Mato Grosso do Sul.
Encerrando o evento, os convidados participaram de um almoço especial preparado pelos alunos do Senac Gastronomia, com pratos regionais inspirados na Rota Bioceânica, que simboliza a integração e o potencial de desenvolvimento turístico do Estado.