Um forte terremoto de magnitude de 7,6 graus na Escala Richter atingiu nesta sexta-feira (10) o Chile, a Antártida e parte da América do Sul. Um alerta de tsunami foi emitido, mas o mesmo foi cancelado horas depois.
De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), o tremor foi localizado na Passagem de Drake, uma região oceânica que fica localizada entre a Antártida e a América do Sul. Ainda não há informações sobre danos e/ou vítimas.

Ponto vermelho indica o local de terremoto na Passagem de Drake, entre a Antártida e a América do Sul — Foto: USGS
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta de Desastres do Chile chegou a orientar a população que deixassem o mais breve possível as regiões litorâneas do país, principalmente as localizadas no extremo sul. Um alerta vermelho foi emitido pelas autoridades chilenas para a Comuna de Cabo de Hornos. O mesmo, porém, foi cancelado horas depois.
Segundo informações do USGS, o epicentro do tremor foi localizado a cerca de 600 km ao Sul do Chile. Provavelmente o abalo foi sentido no continente, porém com intensidade considerada muito baixa.
Na noite de quinta-feira (09), um terremoto de magnitude de 7,5 graus atingiu as Filipinas, causando a morte de oito pessoas. Entre as vítimas estão três mineiros que buscavam ouro em uma mina nas montanhas a Oeste de Manay. Todos foram soterrados quando o túnel desabou.
Ainda nas Filipinas, uma pessoa morreu de ataque cardíaco, quando um muro da residência onde mora, na cidade de Mati, desabou em decorrência dos fortes abalos sísmicos.
Com informações das Agências Ansa, Brasil e Estado