Um homem, ainda não identificado, atropelou nesta quinta-feira (02) várias pessoas em frente a uma sinagoga na cidade de Manchester, na Inglaterra, no Reino Unido. Após, ele desceu do veículo e, armado com uma faca, começou a atacar as pessoas. Houve pânico e muitas pessoas saíram correndo e gritando por socorro.

Sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation – Foto: David Dixon/Cortesia
Equipes de emergência e da polícia foram mobilizadas e enviadas para o local. As portas do templo religioso foram rapidamente fechadas. As ruas de acesso a sinagoga foram interditadas e somente viaturas oficiais puderam passar.
De acordo com informações das autoridades locais, o ataque ocorreu no dia do Yom Kippur, que é o dia mais sagrado no judaísmo e samaritanismo. Ocorre anualmente no dia 10 de Tishrei, o primeiro mês do calendário hebraico.
O evento é um tempo de jejum, silêncio e reflexão, mas que carrega uma mensagem que fala a toda a humanidade: a coragem de parar, reconhecer erros, pedir perdão e recomeçar.
Ao menos duas pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas. Todas as vítimas foram socorridas e encaminhadas para hospitais da cidade.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir starmer, determinou que as forças policiais do país aumentassem a segurança nas sinagogas de todas as cidades inglesas.
Segundo informações das autoridades policiais de Manchester, o suspeito avançou com o carro sobre pedestres que estavam na calçada em frente a Sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, no Bairro de Crumpsall, no Norte da cidade. Após, ele desceu do carro e esfaqueou um homem que chegava para o culto religioso.
O criminoso ainda tentou entrar no templo religioso, mas foi baleado por um policial que estava nas proximidades. Ele morreu no local e, em seu corpo, os policiais encontraram um cinturão com explosivos.
Diante da ameaça de explosão, os policiais rapidamente retiraram o corpo do suspeito do local e o levaram para uma área aberta e sem edificações nas proximidades.
As forças de segurança conseguiram realizar uma ‘explosão controlada’, evitando mais vítimas e danos.
Com informações das Agência Ansa, Brasil e Estado