O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou na manhã desta sexta-feira (19), a informação de que o Governo Federal pretende extinguir mais de 44 mil cargos considerados ‘obsoletos’ e sem prejuízo para os funcionários públicos efetivos.

Datilografia (Função Extinta) – Foto: br.freepik.com/Direitos reservados
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do MGI, cargos considerados ‘obsoletos’ na área da Educação também serão extintos. Ao todo, 21,6 mil cargos que hoje continuam existindo no Ministério da Educação também serão fechados.
A ministra do MGI, Esther Dweck, disse em entrevista à GloboNews, que atualmente existem cargos como ‘datilógrafos’ e ‘ascensoristas’, que existem somente no papel, não havendo de fato um profissional qualificado para exercer tal atividade.
Entre os anos de 2023 a 2025, foram extintos 44,5 mil cargos públicos. Entre as funções que foram extintas estão as de datilógrafos, ascensoristas, motoristas e auxiliar de enfermagem.

Ascensoristas (Função Extinta) – Foto: Pixabay
Segundo a ministra existem cargos que caíram em desuso, não havendo concursos públicos para essas funções.
Esther Dweck ressaltou ainda que algumas funções incorporam outras, por essa razão alguns cargos tiveram que ser extintos.
A tendência é que cargos obsoletos também sejam extintos nos municípios e estados brasileiros.
Com informações das Agências Brasil e Estado