
Foto: Divulgação
Vital para o funcionamento e a dirigibilidade do veículo, o sistema de direção transmite a rotação do volante às rodas por meio de diversos componentes, entre eles, a caixa de direção que requer atenção do motorista com relação à manutenção. “Apesar de, geralmente, a caixa de direção ter vida útil extensa, é importante ficar atento e observar qualquer indício de mau funcionamento, como ruídos e folgas, pois, quando comprometida, pode levar a graves acidentes”, comenta Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Sinais de problema na caixa de direção – Segundo Leite, o sinal mais comum é folga na engrenagem, problema que pode ser solucionado por um especialista que faça o ajuste do componente.
Ruído ao esterçar o volante também pode apontar danos. “Não pode haver barulho em manobras”, comenta. Ruídos podem ser emitidos ainda por desgaste na barra de direção e terminais. “Ao realizar manobras, se precisar de muita força para girar o volante também pode indicar problema”, ressalta.

Foto: Divulgação
No caso de direção hidráulica, pode ocorrer vazamento de óleo por trincas nas mangueiras de pressão ou retorno.
A recomendação é fazer inspeções periódicas, seguindo sempre as recomendações do fabricante e em qualquer sinal de anormalidade levar o veículo a uma oficina especializada. “Checagens periódicas ajudam a evitar gastos desnecessários, pois quando um componente está comprometido, pode comprometer também o funcionamento e a durabilidade de outras peças”, finaliza.