Amamentação: dicas e cuidados essenciais, por Luciana Tranchesi

Fotos: Divulgação

Recém-mãe da pequena Serena, Lu Tranchesi está vivendo intensamente a fase da amamentação e não guarda segredos! Entre uma mamada e outra, a influenciadora compartilhou truques que estão ajudando nessa jornada que mistura muitas emoções, desafios e alegrias. Se você está nessa fase ou se preparando para ela, aqui vão preciosas dicas que podem facilitar a rotina com seu bebê:

Bomba extratora

Minha aliada para garantir leite sempre! Uso a bomba extratora para manter a produção alta e garantir um estoque para quando eu voltar à rotina de trabalho. Experimentei a Momcozy, mas achei o processo um pouco lento. Acabei alugando uma bomba supereficiente, a Lactina da Medela. Normalmente, consigo extrair de 100 a 120 ml por vez – uma verdadeira mão na roda para aqueles momentos em que não poderei amamentar diretamente. A quantidade extraída vai depender bastante de quanto tempo tem o bebê pois o corpo adapta a demanda de mamada de cada fase. Minha dica é começar a extrair e armazenar com um pouco de antecedência se você planeja retomar suas atividades fora de casa. Mas cuidado para não estimular demais pois a longo prazo pode aumentar muito a produção e causar mastite.

Laser para aliviar a dor

Amamentar é um ato de amor, mas os primeiros dias podem ser bem desafiadores. Para aliviar a sensibilidade e acelerar a cicatrização, aposto na terapia a laser. O procedimento é indolor, rápido e feito por profissionais especializados. Além de amenizar a dor, ajuda a prevenir rachaduras mais sérias – um alívio e tanto! Fiz o laser com a Natalia Turano e foi ótimo.

Fotos: Divulgação

Pomada cicatrizante

Uma boa pomada cicatrizante é indispensável. Eu apliquei após cada mamada no início da amamentação para manter a região hidratada e aliviar as fissuras. A maioria das pomadas não precisam ser removidas antes da próxima rodada, o que é uma facilidade a mais no meio da rotina corrida.

Compressas geladas e mornas

Nos dias em que os seios ficam mais doloridos ou inchados, as compressas são minhas salvadoras. Uso compressas mornas antes de amamentar para facilitar a saída do leite, e compressas frias depois para aliviar o inchaço e a sensibilidade.

Concha de amamentação

As conchas de amamentação foram minhas companheiras no início da amamentação. Como não é indicado o uso da bomba extratora nas primeiras semanas para não hiper estimular a produção, enquanto eu amamentava um lado, deixava a concha coletora do outro e armazenava ao longo do dia o excesso que caia, para depois congelar.

Almofada de amamentação

Uma boa almofada de amamentação é essencial. Ela ajuda a posicionar o bebê corretamente, evitando dores nos braços, ombros e costas. E o melhor: com o bebê bem ajustado, a pega fica mais fácil e menos dolorida. Depois você pode usar essa almofada ao redor do bebê quando ele estiver começando a aprender e a sentar.

Fotos: Divulgação

Hidratação

Beba água como nunca! Amamentar dá uma sede absurda. Para garantir uma boa produção de leite, eu me mantenho super hidratada. Sempre deixo uma garrafinha de água por perto – principalmente durante as mamadas. Chás e águas aromatizadas também ajudam, desde que sem cafeína.

Descanso sempre que possível

Seria ideal descansar a cada cochilo da Serena, mas aqui isso foi quase impossível, tem sempre tarefas a serem feitas e muitas vezes o sono não vem. Mas nas vezes que foi possível, pude sentir a melhora no meu humor, na minha presença e na produção de leite. O sono é fundamental para a recuperação do corpo e para manter a produção de leite em alta. O seu bem-estar reflete diretamente no seu bebê, então se puder, peça ajuda as pessoas próximas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo