75 dias para o Enem: veja como escrever um parágrafo de argumentação eficiente na redação

Professora do curso de Pedagogia da Uniderp e avaliadora das redações do Enem, pelo Estado do Mato Grosso do Sul, por dez anos, Glauce Soares destaca cinco dicas que devem ser consideradas para ter sucesso no exame

Pouco mais de 70 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cresce a preocupação dos estudantes com a prova de redação, que vale até 1000 pontos e pode ser decisiva na disputa por uma vaga no ensino superior. Entre os desafios na hora de escrever um texto, o estudante pode enfrentar dificuldades para elaborar um bom parágrafo de argumentação.

Foto: Freepik

O parágrafo de argumentação pode ser considerado o coração do texto. O segredo está em apresentar um ponto de vista claro, defendê-lo com argumentos consistentes e usar estratégias como dados, exemplos, citações ou causas e consequências. É fundamental manter a coesão, a clareza e, principalmente, a progressão lógica das ideias”, afirma a Professora do curso de Pedagogia da Uniderp, Glauce Soares Casimiro, que foi avaliadora das redações do Enem, pelo Estado do Mato Grosso do Sul, por dez anos.

A professora destaca que o parágrafo de argumentação é onde o estudante mostra sua capacidade de pensar criticamente sobre o tema proposto, e dá 5 dicas para a elaborá-lo rumo à nota máxima:

Comece com uma frase temática (tópico frasal)

É a frase que apresenta a ideia central do parágrafo. Deve estar relacionada ao tema da redação e ao ponto de vista que será defendido.

Desenvolva com argumentos consistentes

Use causas, consequências, dados estatísticos, fatos históricos ou exemplos que reforcem sua ideia. O objetivo é convencer o leitor da validade do seu ponto de vista.

Use conectivos para garantir coesão

Expressões como “além disso”, “portanto”, “consequentemente”, “por esse motivo”, ajudam a ligar as ideias e dão fluidez ao texto.

Evite repetições e fuja do senso comum

Busque argumentos originais, com referências à realidade, cultura, ciência ou mesmo à legislação. Citações curtas de autores, filósofos ou documentos oficiais podem enriquecer a argumentação, se forem bem usadas.

Finalize com uma frase de fechamento

Reforce a ideia inicial do parágrafo ou faça uma transição suave para o próximo. Isso mostra domínio da estrutura do texto.

Além da argumentação, o Enem também avalia a organização do texto, domínio da norma culta-padrão de nossa Língua Portuguesa e a proposta de intervenção. Por isso, é importante treinar a escrita com frequência, ler temas atuais e revisar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo