Incêndio atinge e destrói Igreja do Século XIX no Canadá

O fogo foi provocado por um raio, que caiu sobre o templo religioso, incendiando-o

Uma Igreja Católica, localizada na cidade de Saint-Ours, no interior da província de Quebec, no Canadá, pegou fogo na última quinta-feira (17), após ser atingida por um raio. As chamas se alastraram rapidamente e danificando e destruindo completamente a estrutura da Église de I’Immaculée-Conception. As fortes rajadas de vento que atingiram a cidade ajudam na propagação das chamas.

Foto: Reprodução X – Cortesia

O raio caiu sobre a Igreja Católica, construída no século XIX, e tombada como patrimônio histórico, no fim da tarde de quinta-feira (17), deixando os moradores assustados e tristes, por verem uma parte da história da cidade sendo destruída.

As autoridades locais e os moradores disseram que estão sentindo um profundo pesar e um “luto coletivo” pelo ocorrido.

Apesar do susto, não houve vítimas, apenas danos materiais que, segundo as autoridades locais, serão difíceis de serem reparados.

Um dos bombeiros que ajudaram na contenção do fogo, Sylvain Forget, disse que se trata do mais significativo incêndio que ele já viu, por ter batizado seu filho neste templo religioso.

O incêndio começou por volta das 18h15min (horário local), quando uma forte tempestade atingiu a região. Dezenas de bombeiros foram mobilizados para conter e debelar totalmente as chamas, que comente foram controladas por volta das 04 horas da manhã de sexta-feira (18).

Mesmo tendo controlado e debelado as chamas, os bombeiros continuaram no local, realizando o trabalho de rescaldo, afim de evitar que novos focos de fogo surgissem na área.

Nas proximidades do templo religioso existem uma escola, um convento e o presbitério, que não foram atingidos. Por precaução, os bombeiros fizeram o resfriamento das edificações próximas a Igreja.

Construída entre os anos de 1880 e 1882, a Église de I’Immaculée-Conception era considerada um dos principais símbolos da cidade, e estava registrada no Diretório de Patrimônio Cultural da cidade de Saint-Ours.

A prefeitura da cidade deve se reunir com a Diocese, os representantes da paróquia e com os moradores locais para debater o futuro do espaço onde ficava localizada o templo religioso.

Uma testemunha, que preferiu não se identificar, disse que nos últimos anos houve uma queda significativa no número de fiéis e visitantes na Igreja, e que oficialmente a edificação já estava à venda. A informação, no entanto, não foi oficialmente confirmada.

Segundo a imprensa local, o empresário Pierre Tousignant já estava prestes a concluir a compra do imóvel, e que sua intenção era o de restaurar e preservar o templo, como parte da memória da cidade.

Nos arredores da Igreja há um pequeno cemitério, onde estão sepultadas cerca de 80 pessoas, entre antigos moradores e seus familiares, incluindo o fundador da cidade.

Com informações das Agências Ansa, Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo