Um incêndio florestal que começou no dia 19 de junho está arrasando o Sul da França, e obrigou as autoridades a decretarem o confinamento imediato de parte da população de Marselha.
Por causa do fogo e da fumaça, as autoridades locais foram obrigadas a fechar os aeroportos e a cancelar dezenas de voos, causando transtorno a população e turistas.

Bandeira da França – Foto: Divulgação
Bombeiros, policiais e voluntários estão ‘lutando’ para controlar e debelar totalmente as chamas, que continuam se alastrando rapidamente. O país trabalha para conter os incêndios, que começou em decorrência de uma onda de calor que atingiu o país entre os dias 19 de junho e 04 de julho, com temperaturas superiores a 40º C em algumas regiões.
A Prefeitura de Marselha emitiu um alerta para a população avisando do perigo e pedindo a todos para procurarem abrigos seguros. Os avisos foram enviados aos moradores através dos celulares.
“Incêndio florestal em Marselha. Saia imediatamente da área florestal. Procure refúgio em um edifício sólido. Feche janelas e portas“, alertou a Prefeitura em uma mensagem de emergência enviada aos celulares da região.
Já o ministro do Interior da França, Bruno Retailleau, afirmou nesta terça-feira (08), durante uma rápida visita as áreas mais atingidas pelo fogo, que o incêndio poderá ser contido caso os ventos enfraqueçam de intensidade. Não há previsão de chuvas na região para os próximos dias.
O incêndio teve origem em uma localidade próxima a Pennes-Mirabeau, e obrigou as autoridades locais a determinarem o fechamento do Aeroporto de Marselha, o quarto maior do país. Vários voos foram cancelados e/ou adiados.
Ao todo, 168 bombeiros trabalham para conter as chamas, que permanecem fora de controle. Sete aviões e três helicópteros ajudam os profissionais no combate aos incêndios florestais.
O fogo já consumiu cerca de 350 hectares de matas e florestas.
Outro incêndio florestal, desta vez a cerca de 200 km a Oeste, já consumiu cerca de 2 mil hectares de floresta nos arredores da cidade de Narbona, que foi totalmente evacuada devido ao avanço das chamas.
Os incêndios florestais também estão prejudicando a visibilidade de motoristas em várias estradas e rodovias, como a Autoestrada A9, que liga a França à Espanha.
Mais de mil bombeiros trabalharam neste incêndio para tentar controlar as chamas e evitar que elas se alastrem. Cinco bombeiros sofreram ferimentos leves, informou fontes da prefeitura de Narbona.
Com informações das Agências Ansa, Estado e Brasil