Uma horta que ensina, alimenta e transforma. Foi assim que a comunidade escolar do distrito de São Domingos, em Água Clara (MS), recebeu o projeto “Crescer e Colher”, lançado nesta quinta-feira, 26 de junho, na Escola Municipal do Campo Eva Freitas Mathias. A iniciativa, idealizada pela MS Florestal, empresa especializada em florestas plantadas, e o Programa Bracell Social, em parceria com a prefeitura de Água Clara, busca integrar educação ambiental, segurança alimentar e práticas sustentáveis ao cotidiano de escolas do campo.

Foto: Divulgação
Atualmente, a escola atende 115 alunos da zona rural. Com o apoio técnico da MS Florestal, os educadores passaram a incorporar a horta às atividades escolares como recurso pedagógico interdisciplinar, promovendo aulas mais dinâmicas e conectadas à realidade dos estudantes, fortalecendo o vínculo dos estudantes com o território onde vivem.
“A horta ficou linda e tem sido uma grande aliada no processo educativo das nossas crianças. Desde o início, contamos com todo o apoio da equipe da MS Florestal, que foi extremamente atenciosa e comprometida”, afirmou a diretora da escola, Rosimara Aparecida Piovesana. Segundo ela, o projeto despertou a curiosidade e a participação ativa dos alunos. “Eles se envolvem com entusiasmo no cuidado com a horta e aprendem, na prática, sobre meio ambiente, alimentação saudável e colaboração”.
Para a secretária de Educação de Água Clara, Vanessa Nunes Moura Santos, o impacto é visível e vai muito além da teoria. “É gratificante ver um projeto como o ‘Crescer e Colher’ sendo realizado com tanto cuidado e excelência. Muitas vezes, vemos ações que ficam apenas no papel, mas aqui pudemos ver tudo funcionando de verdade, com os alunos participando ativamente”, disse. “A horta está maravilhosa e o engajamento de todos — alunos, professores, coordenação e direção — mostra o quanto o projeto foi bem acolhido. Estamos muito felizes com os resultados”.

Foto: Divulgação
Com 17 canteiros cultiváveis, sistema de irrigação, cobertura com sombrite e cercamento, a horta implantada na escola ocupa 112 metros quadrados e já abriga cerca de 13 variedades de hortaliças, tubérculos e legumes, como alface, couve, beterraba, cenoura, coentro, berinjela e jiló.
“O ‘Crescer e Colher’ nasceu da escuta das comunidades e do desejo de contribuir para uma formação cidadã e sustentável. Ao integrar teoria e prática, promovemos educação ambiental de forma concreta, estimulamos o protagonismo dos alunos e fortalecemos vínculos com o território. Ver o entusiasmo das crianças e o envolvimento das escolas nos motiva a seguir expandindo esse trabalho”, explica Michelle Oliveira, coordenadora de Responsabilidade Social da MS Florestal.
Depois de Água Clara, o projeto seguirá para outros municípios do interior de Mato Grosso do Sul. O próximo lançamento está previsto para 1º de julho, na cidade de Brasilândia, na Escola Pedro Raimundo. Outras duas unidades de ensino rural também receberão o Crescer e Colher: uma no Assentamento Mutum, também em Brasilândia, na extensão da Escola Estadual Debrasa, e outra no município de Santa Rita do Pardo, na Escola Municipal Usina do Mimoso, localizada na Fazenda Mistério.