Tempestades e tornados estão atingindo os Estados Unidos (EUA) desde quarta-feira (14), e já causaram destruição de várias cidades e provocaram a morte de pelo menos 28 pessoas, além de terem deixado dezenas de feridos. O número oficial de vítimas ainda não é oficial, mas já se sabe que centenas de pessoas estão desabrigadas.

Tornado é visto pela See Nature’s Fury – Crédito: See Nature’s/ Divulgação
De acordo com informações das autoridades norte-americanas, as regiões mais atingidas pelas tempestades e tornados são o Centro e o Leste do país. No Estado do Kentucky foi registrado 19 mortos, no Missouri sete mortes e na Virginia duas mortes.
O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS – sigla em inglês) dos EUA foram registrados mais de 1,5 mil relatos de queda de granizo, chuvas intensas, fortes rajadas de vento.
Mais de sets milhões de pessoas estão sob o risco iminente de tornados. Tanto a chuva quanto os ventos estão se deslocando para o Leste do país, ameaçando as Regiões dos Vales do Mississippi, Ohio e Tennessee.
As autoridades mantêm o estado de alerta máximo para essas regiões. As equipes de emergência estão mobilizadas. A previsão é que o cenário não mude nos próximos dias.
Na sexta-feira (16), um tornado atingiu o Condado de Williamson, no Estado de Illinois, deixando ao menos sets pessoas feridas. No domingo (18), dois alertas de possíveis tornados se tornaram realidade, e atingiram as cidades de Greensburg e Plevna, no Estado do Kansas.
O governador do Estado do Missouri, Mike Kehoe, pediu através de suas redes sociais, que as pessoas evitem áreas de risco e residências que estão seriamente danificadas, devido ao risco de desabamento.
Os socorristas estão priorizando salvar as pessoas, especialmente crianças e idosos.
Equipes já estão trabalhando para limpar as ruas de algumas cidades, com o objetivo de permitir a passagem de viaturas oficiais e ambulâncias
Com Informações dos jornais The New York Times e Washington Post