Uma série de tornados vem atingido desde quinta-feira (15) os Estados Unidos (EUA), e já causou a morte de pelo menos 20 pessoas e deixou centenas de feridos.

Bandeira dos Estados Unidos (EUA) – Foto: Pixabay/Divulgação
Os Estados mais atingidos pela fúria da natureza foram o Missouri e o Kentucky, cujos governadores decretaram estado de emergência. A orientação das autoridades é para que as pessoas permaneçam em casa e que saiam das moradias apenas em caso de emergência.
O governador do Estado do Kentucky, Andy Beshear, disse em entrevista coletiva, que as tempestades causaram a morte de pelo menos 14 pessoas na noite de sexta-feira (16). Há relatos de desabrigados.
“Começamos hoje (sábado, dia 17 de maio) com a notícia mais devastadora de que perdemos pelo menos 14 habitantes devido as tempestades da noite passada, mas, infelizmente, esse número deve aumentar à medida que recebermos mais informações”, disse o governador Andy Beshear.
No Missouri, as autoridades locais contabilizaram sete mortos em decorrência das fortes chuvas e ventos. As mortes aconteceram na cidade de St.Louis.
“Nossa cidade está de luto esta noite. A perda de vidas e a destruição são realmente horríveis”, disse a prefeita Cara Spencer.
Em 2024, a passagem de tornados pelos EUA deixou 54 mortos, segundo informações da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA – sigla em inglês).
Com informações das Agências Brasil e Estado