Fulano di Tal leva Manoel de Barros ao palco na abertura do projeto Escambo

Com entrada gratuita e classificação livre, o espetáculo "Gúri-Árvore" será apresentado neste sábado (3), às 19h, e no domingo (4), às 17h, no Espaço Fulano di Tal, em Campo Grande.

Depois de cruzar as águas e estradas da região Norte do Brasil, o projeto Escambo: Rede Parente chega a Campo Grande com a força do encontro e o encantamento da poesia pantaneira. O espetáculo de estreia não poderia ser mais simbólico: “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, da companhia sul-mato-grossense Fulano di Tal, abre a programação neste fim de semana (3 e 4 de maio), como anfitriã das companhias de Manaus, Belém e São Paulo.

Espetáculo teatral ‘Guri-Árvore’ – Foto: André Lorenzoni/ Divulgação

Inspirada livremente na obra de Manoel de Barros, a peça é um convite à imaginação e à poesia que brota do chão do Pantanal. Com entrada gratuita e classificação livre, a montagem será apresentada neste sábado (3), às 19h, e no domingo (4), às 17h, no Espaço Fulano di Tal, que fica na Rua Rui Barbosa, 3099 – Centro da Capital. A experiência é indicada para todas as idades e ideal para curtir em família. A entrada é gratuita e os ingressos para o espetáculo podem ser reservados através do WhatsApp (67) 98129-7263.

Dirigido por Marcelo Leite e criado pelos atores Edner Gustavo e Douglas Moreira, o espetáculo já percorreu diversas regiões do Brasil e foi selecionado para a 27ª Edição do Palco Giratório (Sesc). Conquista que representa um feito inédito em MS, pois a companhia é o primeiro grupo de teatro a participar deste festival que é considerado um dos principais circuitos nacionais de teatro.

E a peça não só celebra Manoel de Barros, mas também presta homenagem a outras referências culturais do MS, como Conceição dos Bugres, Lídia Baís, Wega Nery e Maria da Glória Sá Rosa.

O Edgar nos encontrou por meio do Festival América do Sul. Coincidência feliz que virou convite, sonho e, agora, realidade”, relembra Marcelo Leite. “Circular pelo Brasil com o Guri-Árvore era um desejo antigo — e receber esses grupos incríveis aqui é um presente”.

Além das apresentações, o grupo Fulano di Tal oferece duas atividades gratuitas no espaço:

Oficina “Lugar de ser bocó – criando histórias com objetos do nosso quintal”, no sábado (3), das 9h30 às 11h30;

Mesa pública “O teatro popular a partir da estética poética de Manoel de Barros”, no domingo (4), das 18h às 20h.

As inscrições podem ser feitas pelo link: Formulário de Inscrição. Informações no Instagram: @projetoescamboredeparente.
O Escambo: Rede Parente é um projeto idealizado pelos artistas Edgar Castro e Donizeti Mazonas, da Cia. Cisco (SP), e financiado pela Funarte, por meio da Bolsa Myriam Muniz de Teatro. Em Campo Grande, a iniciativa conta com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Setesc e Governo do Estado.

Na rota até Manaus e Belém, o projeto já soma mais de 10 mil quilômetros e ultrapassou mil pessoas de público em atividades nas cidades de Belém e Manaus. “Mas são as distâncias simbólicas que mais me tocam — e essas, creio, são infinitas”, destaca Edgar Castro. “Nosso alcance vai além do que a matemática fria pode medir. Ele ecoa depois: nos ensaios, nas salas de aula, no cotidiano de quem foi tocado”.

Com mais de 20 anos de história, o grupo Fulano di Tal é referência no teatro sul-mato-grossense, reconhecido por espetáculos que unem cultura popular, poesia e brasilidade. Agora, recebe artistas de outros cantos do país em uma programação que planta encontros e colhe afetos.
Serviço: Local: Espaço Fulano di Tal – Rua Rui Barbosa, 3099 – Centro – Campo Grande (MS) “A Fabulosa História do Guri-Árvore”

Sábado (3), às 19h | Domingo (4), às 17h

Entrada gratuita I Classificação livre

Oficina + Mesa Pública

Sábado (3), às 9h30 | Domingo (4), às 18h

Inscrições: Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo