
Fatima Oliveira – Foto: Acervo Pessoal
Com o avanço da jornada híbrida nas empresas, cresce também o desafio de engajar e surpreender colaboradores que se dividem entre o home office e o escritório. Nos últimos anos, eventos internos precisaram ser reinventados para abraçar realidades e necessidades distintas. A boa notícia é que, com criatividade e foco na experiência, é possível criar momentos marcantes que conectam todos, independentemente de onde estejam, e contribuir para o fortalecimento da cultura empresarial e o senso de equipe.
Uma das estratégias mais eficazes está na criação de eventos híbridos com experiências multissensoriais. Isso inclui o envio de kits personalizados aos colaboradores remotos, com objetos que dialogam com a temática do encontro presencial — de snacks a itens sensoriais.
Durante o evento, atividades simultâneas que envolvam visão, audição, tato e até paladar ajudam a gerar lembranças afetivas e ampliar o impacto emocional. Surpresas também têm grande poder de encantamento: trazer um palestrante ou artista inesperado, por exemplo, pode transformar um evento comum em algo memorável, desde que bem planejado e alinhado com a cultura da empresa. Mas é importante que todos possam acompanhar, física ou virtualmente.
A gamificação é outra grande aliada atualmente nas atividades das empresas. Criar desafios interativos, com pontuação em tempo real e prêmios criativos, gera conexão entre colegas, estimula a participação ativa e quebra a monotonia da rotina. Para potencializar a experiência, algumas empresas têm apostado na criação de pequenos estúdios de transmissão dentro do próprio escritório, com ambientações temáticas e dinâmicas ao vivo. Um verdadeiro show interno que é transmitido para todos os cantos.
Por fim, surpreender também está nos pequenos gestos. Reservar um momento do evento para reconhecer atitudes do dia a dia como colaboração, criatividade ou empatia é algo que fortalece os vínculos e valoriza comportamentos esperados nas equipes. Ao integrar diferentes formatos e humanizar as interações, os eventos deixam de ser apenas encontros e se tornam ferramentas estratégicas para cultivar cultura, pertencimento e motivação.
*Fatima Oliveira – sócia da OLV Full Experience