Pouco mais de 70 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cresce a preocupação dos estudantes com a prova de redação, que vale até 1000 pontos e pode ser decisiva na disputa por uma vaga no ensino superior. Entre os desafios na hora de escrever um texto, o estudante pode enfrentar dificuldades para elaborar um bom parágrafo de argumentação.

Foto: Freepik
“O parágrafo de argumentação pode ser considerado o coração do texto. O segredo está em apresentar um ponto de vista claro, defendê-lo com argumentos consistentes e usar estratégias como dados, exemplos, citações ou causas e consequências. É fundamental manter a coesão, a clareza e, principalmente, a progressão lógica das ideias”, afirma a Professora do curso de Pedagogia da Uniderp, Glauce Soares Casimiro, que foi avaliadora das redações do Enem, pelo Estado do Mato Grosso do Sul, por dez anos.
A professora destaca que o parágrafo de argumentação é onde o estudante mostra sua capacidade de pensar criticamente sobre o tema proposto, e dá 5 dicas para a elaborá-lo rumo à nota máxima:
Comece com uma frase temática (tópico frasal)
É a frase que apresenta a ideia central do parágrafo. Deve estar relacionada ao tema da redação e ao ponto de vista que será defendido.
Desenvolva com argumentos consistentes
Use causas, consequências, dados estatísticos, fatos históricos ou exemplos que reforcem sua ideia. O objetivo é convencer o leitor da validade do seu ponto de vista.
Use conectivos para garantir coesão
Expressões como “além disso”, “portanto”, “consequentemente”, “por esse motivo”, ajudam a ligar as ideias e dão fluidez ao texto.
Evite repetições e fuja do senso comum
Busque argumentos originais, com referências à realidade, cultura, ciência ou mesmo à legislação. Citações curtas de autores, filósofos ou documentos oficiais podem enriquecer a argumentação, se forem bem usadas.
Finalize com uma frase de fechamento
Reforce a ideia inicial do parágrafo ou faça uma transição suave para o próximo. Isso mostra domínio da estrutura do texto.
Além da argumentação, o Enem também avalia a organização do texto, domínio da norma culta-padrão de nossa Língua Portuguesa e a proposta de intervenção. Por isso, é importante treinar a escrita com frequência, ler temas atuais e revisar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.