Associação de pecuária pantaneira participa de fórum sobre desenvolvimento sustentável do Pantanal

Importantes atores do bioma estiveram reunidos discutindo ações que promovam a conservação e produção sustentável pantaneira

Foto: Divulgação

Aconteceu no auditório do Sebrae MS em Campo Grande, o fórum de mobilização regional “Fogo e desenvolvimento sustentável no pantanal” que finalizou a agenda do projeto promovido pelo pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Sebrae MS, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. O programa tem como objetivo criar estratégias sistêmicas para mitigação, prevenção e combate a incêndios e queimadas nas áreas rurais do pantanal brasileiro.

“Ações como essa são fundamentais para que tenhamos um discurso alinhado em prol do nosso bioma, precisamos que governo e iniciativa privada caminhem juntos para que todas as demandas sejam atendidas e que principalmente todas as necessidades atuais da sociedade possam ser levadas em consideração. O pecuarista pantaneiro protege e conserva o bioma há mais de 300 anos e ele precisa ser cada vez mais valorizado por isso”, explica o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta.

Soraya Carvalho Barrios de Araújo, coordenadora geral de Mudanças Climáticas do Mapa, enfatizou a importância do projeto para o fortalecimento de programas como o Plano ABC. “Nenhum plano é executado com sucesso quando a gente não chega à ponta, eu tenho certeza que esse projeto teve muito sucesso com relação a isso, e quando a gente traz o produtor rural pra dentro do processo ele se sente participante, e a gente tem muito mais a aprender com eles do que a gente mesmo transferir a tecnologia” ressalta.

O Tenente-Coronel Bombeiro Militar Leonardo Congro também palestrou e explicou que quanto ao combate ao fogo na região a estratégia é e sempre será a prevenção. “O plano prevê ações como brigada de incêndio, o sistema de comando de incidentes, sala de situações de informações sobre fogo, entre outras, o produtor pode solicitar ao comando de bombeiros mais próximo a realização de cursos para a formação de brigadas e assim atuarmos de forma conjunta, esse é nosso objetivo”, pontuou Congro.

Tito Estanqueiro diretor executivo em exercício do Sebrae/MS abriu o evento. A mesa redonda contou com Pedro Mendes Neto, superintendente de Meio Ambiente e Turismo da Semagro; José Carlos de Pádua Neto, gerente técnico do Sistema Famasul; Eduardo Cruzetta, presidente da ABPO; e Coronel Angelo Rabelo, diretor-presidente do IHP. Participaram ainda representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Polícia Militar Ambiental (PMA), da Marinha do Brasil, Embrapa Pantanal, Instituto SOS Pantanal, Wetlands International Brasil.

De forma online, ainda foram mais de 150 ouvintes. Para a realização do fórum ainda houve apoio da Federação das Associações Empresariais de MS (FAEMS), do Ministério Público Estadual, do Imasul e do Governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo