Empreendedor de Porto Murtinho formaliza negócio após participar de oficinas oferecidas pelo Sebrae

Por meio da capacitação promovida pelo Cidade Empreendedora, Izidoro Souza Cruz, melhorou aspectos administrativos da empresa e buscou e se tornou MEI com o apoio da Sala do Empreendedor

Foto: Divulgação

Iniciar um negócio exige muito planejamento, coragem e iniciativa. Foram essas atitudes que Izidoro Souza Cruz colocou em prática para dar um passo que mudaria a vida dele como empreendedor. Morador da cidade de Porto Murtinho há três meses, Izidoro começou a empreender no início deste ano no ramo de saboaria e produtos de limpeza artesanais e, por meio de capacitações oferecidas pelo Sebrae/MS no município, através do programa Cidade Empreendedora, executado em conjunto com a Prefeitura Municipal, adquiriu conhecimento para melhora o negócio e a informação necessária para se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI).

Atualmente, ele oferece aos consumidores produtos como desinfetante, amaciante, água sanitária, álcool perfumado e sabão em diversas formas como líquido, em barra e ralado. Para comercializar os itens de forma mais profissional, Izidoro foi atrás de novos aprendizados e participou, em maio deste ano, de um ciclo de oficinas, realizado pelo Cidade Empreendedora em Porto Murtinho, durante a Semana do MEI.

A iniciativa ofereceu quatro soluções com temas básicos na gestão e fortalecimento de negócios dos novos empreendedores brasileiros, que foram as oficinas SEI Empreender; SEI Vender; SEI formar preço; SEI controlar meu dinheiro. Segundo Izidoro, as capacitações foram o início de uma jornada para promover ainda mais o negócio, pois após os cursos buscou novamente a ajuda do Sebrae e foi até à Sala do Empreendedor no município para formalizar a atuação.

“Tive acesso as palestras através de amigos que já realizaram anteriormente outros cursos do Sebrae. Foi a partir disso que pude ter olhares diferentes em relação ao meu trabalho, que não tinha antes, como o planejamento orçamentário, que hoje já entendo um pouco mais. Sei que a formalização e as palestras foram um divisor de águas para o meu trabalho”, comentou Izidoro.

Mais empreendedores formalizados

Com o início do Cidade Empreendedora em Porto Murtinho, executado desde abril do ano passado, houve um aumento na procura pela Sala do Empreendedor por parte de quem busca se formalizar enquanto empresário ou deseja obter mais informações a respeito de como ter uma empresa. De acordo com o assistente administrativo e atendente do espaço, Antônio Carlos Vaccari, as capacitações e ações trazidas pelo programa para o município tem influenciado à população a procurar os serviços oferecidos.

“As ações do Cidade Empreendedora possibilitam que os empreendedores esclareçam as dúvidas que possuem, o que tem dado muito certo. Alguns deles têm dificuldades em criar ou inovar em produtos e serviços e esses cursos facilitaram e mostraram para os pequenos empresários que eles são capazes de fazer isso com as ferramentas corretas. A partir desse trabalho de apoio a esse público e da nova identidade visual que a Sala recebeu do Sebrae, percebemos que nosso espaço se tornou mais atrativo e novos empreendedores têm nos procurado aqui na Sala e, não somente eles, nossos serviços têm sido mais demandados pela população em geral”, afirmou Antônio.

Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor de Porto Murtinho, Rosilene Dionísio Leite, é de suma importância que os pequenos empreendedores se formalizem e que esse apoio é disponibilizado pelo espaço. “Se formalizar gera oportunidades e ganhos para o negócio, pois os empreendedores podem ter mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito e receber subsídios governamentais. Aqui nós damos esse suporte e oferecemos tanto serviços de formalização, quanto informações para os microempreendedores individuais, microempresários e proprietários de Empresas de Pequeno Porte”, destacou Rosilene.

Sala do Empreendedor em Porto Murtinho

Reinaugurado em junho deste ano, o espaço conta com uma nova proposta de comunicação visual que vem para melhorar o atendimento aos empresários locais. Junto com o layout inovador, a Sala do Empreendedor de Porto Murtinho também mudou de endereço e está mais próxima da população na Rua Dr. Correa, s/nº, em frente à Praça da Bandeira.

Com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI), a Sala do Empreendedor de Porto Murtinho está de portas abertas para receber o público. Dentre os serviços oferecidos está a emissão de alvarás; cadastros, e orientações a respeito de estratégias para a melhoria do negócio e obtenção de microcrédito junto aos bancos, além da promoção de cursos e capacitações.

Além de Porto Murtinho, também há Sala do Empreendedor disponível para o atendimento ao público em outros municípios que integram o programa Cidade Empreendedora. O espaço está de portas abertas para receber o público em Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora, Santa Rita do Pardo e Terenos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo