Estudo presencial vs online: Entenda as principais diferenças entre estudo presencial e online e escolha a melhor opção para você.

Compare e descubra quais são as principais características do ensino presencial e do ensino distância e escolha melhor modalidade de ensino para você. Tenha em mente em que uma das modalidades de ensino se destaca mais do que a outra na hora de escolher a modalidade de ensino perfeita para você.

Estudo Presencial VS Online Reunião

Foto: Divulgação

E inegável que com o passar dos anos as maneiras de estudar tem mudado aos poucos. Antigamente ir a escola era a única maneira de estudar, mas hoje em dia na era digital muita coisa mudou e o ensino online tem se tornado cada vez mais popular, afinal de contas ele é uma nova maneira de ter acesso a conteúdos e conhecimentos que antes ficavam restritos as salas de aula.

Existem muitas opções de cursos diferentes nas modalidades presenciais e online. A maior diferença entre eles está justamente na estrutura já que na maioria dos cursos a base curricular é igual para ambos os lugares. Em instituições de ensino como a Crehana a qualidade do ensino a distância consegue ser superior aos cursos presenciais, afinal de contas ela é uma referencia quando o assunto é educação.

Por mais que o ensino presencial ainda detenha o favoritismo de muitos na hora de escolher um curso, o ensino online tem se mostrado muito eficaz. No site Crehana.com você consegue ter muitos tipos de cursos diferentes sem ter que andar para longe para isso. O ensino presencial está se tornando coisa do passado, mas ainda possui seus pontos positivos.

Estudo Presencial VS Online Notebook

Foto: Divulgação

Escolher entre um curso online e um curso presencial não é nada fácil, afinal de contas muitas pessoas tem mais facilidade em aprender presencialmente, ouvindo um professor e ficando em uma sala de aula. Porém, é fato que o ensino online tem seus destaques já que ele está sendo considerado por muitos profissionais da educação como o futuro do ensino.

Existem algumas vantagens e desvantagens em estudar presencialmente e online, ao escolher o melhor para você é importante por na balança o que vale mais para você. Pois, dependendo do seu perfil o ensino online pode se mostrar mais valioso do que o ensino presencial.

Semelhanças entre o ensino online e o ensino presencial

Hoje em dia praticamente não existem diferenças entre um curso online e um curso presencial quando o assunto é conteúdo dos cursos. Isso acontece pelo fato de todos os cursos para serem válidos para as empresas e para as instituições de ensino eles devem cumprir algumas metas na hora de criar a grade curricular, dessa forma se você pretende estudar informática presencialmente, saiba que quem estuda informática online aprende o mesmo que você.

O que realmente pode fazer muita diferença entre o ensino a distância e o ensino presencial é a metodologia de ensino. O ensino online é bem diferente do presencial, muitas vezes eles despensa a presença de um professor durante uma aula inteira. Ele é uma modalidade em que você tem mais tempo para praticar e aprender a teoria enquanto faz isso.

O ensino presencial muitas vezes é mais teórico, mas mesmo assim nele você também aprende a prática. Como você pode notar as duas modalidades de ensino compartilham algumas características em comum, mas mesmo assim elas são completamente diferentes na hora de estudar, afinal de contas o ensino online te dá muito mais liberdade na hora de começar seus estudos, ele é mais flexível em horário e também em locais de estudo.

Estudo Presencial VS Online

Foto: Divulgação

O ensino presencial muitas vezes apresentasse como inferior ao ensino online pelo simples fato de que quem opta por estudar online tem mais facilidade em ter acesso a informações. Quem estuda presencialmente costuma ter mais dificuldades em aprender por conta própria já que a metodologia de ensino exige pouca pro atividade do aluno.

Entre tantas semelhanças também existem diferenças enormes entre as duas metodologias de ensino, elas podem ser um fator crucial para te ajudar a decidir qual das duas modalidades de ensino é ideal para você. Veja abaixo um pouco mais sobre isso.

Principais diferenças entre estudo online e estudo presencial

A primeira grande diferença a se notar é o fato de que o ensino presencial exige que você frequente uma sala de aula enquanto o ensino online te dá a liberdade de estudar de onde estiver. A sala de aula é muito importante para algumas pessoas que gostam de compartilhar informações com que está do lado, o ensino online muitas vezes pode te deixar distante do aluno ao lado, mas mesmo assim te conecta a pessoas que estudam o mesmo tema que você no mundo inteiro.

Estudo Presencial VS Online Ilustração

Foto: Divulgação

Atualmente é possível dizer que o estudo online tem se tornado mais eficaz do que o ensino presencial. Pois, ele além de ser mais barato te permite ter conexões com pessoas do mundo inteiro. É muito comum que quem faça um curso online em outra língua tenha a oportunidade de participar da mesma turma do que uma pessoa que está ao redor do mundo inteiro.

O ensino online também é mais flexível em relação a horários de estudo. Em instituições de ensino como a Crehana você tem muita liberdade para estudar quando puder. Dessa forma até mesmo quem trabalha o dia inteiro consegue arrumar um tempinho na agenda para investir em seus estudos.

É melhor estudar online ou presencialmente?

Os cursos online apresentam pouquíssimas desvantagens em relação ao ensino presencial, mas ele cumpre algumas lacunas que o ensino presencial não consegue realizar. Portanto, estudar online tem se tornado cada vez mais comum e sem sombra de dúvidas está oferecendo mais resultados para quem pretende estudar, mas quer gastar pouco e tem pouco tempo na agenda.

Se parar para pensar o curso online é mais barato, geralmente você consegue cumprir a carga horária dele mais rapidamente e você tema acesso a conteúdos de boa qualidade, que algumas vezes conseguem ser melhores do que os do ensino presencial, lembrando que o ensino presencial e o online sempre compartilham de um mesmo padrão de qualidade.

Para quem está em dúvida sobre qual modalidade escolher a melhor forma é testar, estude um tempo online, o preço para isso é baixo e mesmo que você não goste certamente você terá um retorno profissional disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo