Sebrae premia projetos de municípios empreendedores de MS

Nesta edição, etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor contou com 20 projetos inscritos de 15 municípios

Na noite desta sexta-feira (27), o Sebrae/MS anunciou os prefeitos de Mato Grosso do Sul vencedores na etapa estadual no XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). Em cerimônia realizada na sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, a iniciativa reconheceu os gestores públicos que implementaram projetos para o desenvolvimento dos pequenos negócios e a modernização da administração pública.

Foto: Divulgação

O XI PSPE recebeu inscrições de 20 projetos, em seis categorias: Cidade Empreendedora – Região Centro-Oeste, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos e Sala do Empreendedor. Concorreram 15 municípios sul-mato-grossenses: Amambai, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sonora e Taquarussu.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a participação dos municípios mostra o comprometimento das gestões em realizar ações que melhoram o ambiente de negócios e, por consequência, a vida da população. “O Sistema Sebrae premia e reconhece esses projetos, onde o prefeito e sua equipe fazem algo de destaque nos municípios. A proposta do prêmio é de longa data. Nós já tivemos, ao longo dos anos, cinco prefeituras que ganharam prêmios nacionais. Fazemos a etapa estadual, depois esses projetos são avaliados por outra equipe, a nível nacional, e então, esse trabalho pode ser reconhecido e se tornar uma referência nacional”, afirmou.

O município de Chapadão do Sul foi destaque em duas categorias diferentes. Em “Cidade Empreendedora região Centro Oeste” o município foi campeão com o projeto “Polo de Desenvolvimento e Inovação”; e, em “Desburocratização”, a gestão municipal também foi vencedora com o projeto “Cidade digital simplificada”.

O prefeito João Carlos Krug, que também já venceu em outras edições do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, destaca que o município carrega um leque de ações em benefício à população. “Muito feliz por receber mais uma premiação, o reconhecimento do trabalho da nossa equipe, dessas iniciativas desenvolvidas no cotidiano da administração municipal e que tem gerado transformação”, destacou.

Em comum, todos os seis projetos que foram campeões nesta edição do PSPE são de prefeituras municipais que aderiram ao programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS executada em parceria com as administrações para promover a transformação da economia local, por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. Os prefeitos que ficaram em 1º lugar receberam troféus e agora irão disputar a etapa nacional, cujo resultado será divulgado em cerimônia a ocorrer no dia 28 de junho em Brasília (DF).

A cerimônia estadual da premiação também contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa, e do reitor da UFMS, Marcelo Turine, que é membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS.

Sobre o prêmio

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) é uma iniciativa do Sebrae Nacional e comtempla suas etapas Estaduais, com o intuito de valorizar os gestores e os projetos municipais que agregam e geram valor ao ambiente de negócios. Em 2022, a premiação chega a sua décima primeira edição (XI PSPE).

A última edição do PSPE foi realizada em 2019. Na ocasião, foram inscritos 1.160 projetos em todo o país, que tiveram como objetivo a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais (MEI). Instituído em 2001, o prêmio já recebeu mais de 10 mil projetos e teve 94 ganhadores em nível nacional.

Confira os campeões da etapa estadual:

Categoria: Cidade Empreendedora – Região Centro-Oeste

Projeto: “Chapadão do Sul Polo de Desenvolvimento e Inovação”  

Prefeito: João Carlos Krug (Chapadão do Sul)

Categoria: Desburocratização

Projeto: “Chapadão do Sul Cidade Digital Simplificada”  

Prefeito: João Carlos Krug (Chapadão do Sul)

Categoria: Empreendedorismo na Escola

Projeto: “Empreendedorismo nas Escolas”  

Prefeito: Lucas Foroni (Rio Brilhante)

Categoria: Inovação e Sustentabilidade

Projeto: “Crédito Fácil”

Prefeito: Cleverson Alves dos Santos (Costa Rica)

Categoria: Marketing Territorial e Setores Econômicos

Projeto: “Porto Murtinho: O novo canal do Panamá”

Prefeito: Nelson Cintra (Porto Murtinho)

Categoria: Sala do Empreendedor

Projeto: “Jardim para Empreendedores”

Prefeita: Clediane Areco Matzenbache (Jardim)

Confira os vice-campeões da etapa estadual:

Categoria: Cidade Empreendedora – Região Centro-Oeste

Projeto: Cidade Empreendedora

Prefeito: Lucas Foroni (Rio Brilhante)

Categoria: Empreendedorismo na Escola

Projeto: “Jovem Empreendedores da Rota Bioceânica”

Prefeito: Nelson Cintra (Porto Murtinho)

Categoria: Inovação e Sustentabilidade

Projeto: “Amambai: Bom para Viver; Ótimo para Investir”
Prefeito: Edinaldo Bandeira (Amambai)

Categoria: Marketing Territorial e Setores Econômicos

Projeto: “Sabor de Maracaju” e “Um Novo Tempo na Agricultura Familiar”
Prefeito: Marcos Calderan (Maracaju) e José Paulo Paleari (Nova Alvorada do Sul)

Categoria: Sala do Empreendedor

Projeto: “Sala do Empreendedor”

Prefeita: João Alfredo Danieze (Ribas do Rio Pardo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo