Cooperativismo marca presença na Showtec 2022

A Fundação MS realizou, na manhã desta quarta-feira (25), a cerimônia de abertura da 25ª edição do Showtec, em Maracaju (MS), que contou com a presença de diversos cooperativistas. O Sistema OCB/MS é um dos mantenedores da Fundação MS e o presidente, Celso Régis, destacou a importância do cooperativismo nos 30 anos da instituição de pesquisa.

A Fundação MS nasceu dentro de uma cooperativa, foi uma iniciativa para desenvolver pesquisa e tecnologia para os produtores e hoje se tornou essa grande referência na área”, frisou o presidente.

Foto: Divulgação

O presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes aponta a evolução científica do setor, como a base dos resultados da produção no Estado. Nesta 25⁰ edição do Showtec, a maior edição de todos os tempos, a Fundação MS, criada em 18 de março de 1992, celebra 30 anos e somente nos últimos 3 anos a Fundação investiu R$ 6,2 milhões em máquinas e equipamentos “para trazer mais informação e tecnologia de qualidade para que o produtor rural possa usar no seu dia a dia”, acrescenta Mendes.

Durante a abertura, o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, também destacou que as cooperativas são sociedade de pessoas, que são empresas humanizadas. “Por isso, que as cooperativas apoiam instituições como a Fundação MS, que traz benefícios direto para a população em desenvolver novas tecnologias para o agronegócio, isso gera maior produção de alimentos e empregos”, declarou.

O agronegócio vem se desenvolvendo a cada dia. A previsão do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, é que o estado deve chegar em 5 milhões de hectares em área plantada nos próximos três anos. Um aumento bastante expressivo nos últimos 10 anos.

A tecnologia e a inovação são os grandes insumos para o crescimento da agricultura, em Mato Grosso do Sul. Nos últimos 7 anos, o Estado teve um incremento de 1,5 milhão de hectares, totalizando atualmente 3,9 milhões em área plantada para agricultura. “Com a disseminação de pesquisa e conhecimento, o Showtec tem dado suporte aos produtores rurais do Estado, preservando nossa produção e avançando de forma sustentável”, afirma Azambuja.

As cooperativas Sicredi Pantanal e Copasul são patrocinadoras da feira e possuem estandes com produtos e serviços. Os visitantes poderão encontrar um parque com 150 empresas, divididas em mais de 20 segmentos da cadeia produtiva, disponibilizados em uma área de mais de 120 mil metros quadrados. Neste ano, as palestras técnicas abordarão temas atuais e extremamente importantes para o produtor rural. Serão dois espaços para que palestrantes possam realizar uma abordagem minuciosa do tema e trazer informações relevantes e práticas, que possam ser aplicadas em curto prazo na propriedade.

O evento está sendo realizado na sede da instituição de pesquisa e a abertura oficial contou com a participação do presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes, do governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, os presidentes da Famasul, Marcelo Bertoni, da OCB/MS, Celso Ramos Régis e da Aprosoja/MS, André Dobashi. O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, o presidente da Câmara de Vereadores de Maracaju, Roberto Ziemann, o diretor-presidente do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça, o presidente do Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, o secretário de estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, e o chefe-geral da Embrapa Pantanal, Jorge Lara, também estiveram prestigiando o evento.

O Showtec conta com a promoção da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB-MS). O apoio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação Brasileira do Sistema de Plantio Direto (FEBRAP), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (Semagro), por meio do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems), e Prefeitura Municipal de Maracaju. O Showtec tem patrocínio na modalidade ouro do Sicredi, MS Energy Engenharia, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (Senai MS) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar MS), na prata da Inpasa Brasil e Bradesco e na bronze da Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense (Copasul).

Toda programação do Showtec é gratuita e aberta ao público, com transmissão pelo canal do youtube da Fundação MS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo