O que são Crimes Cibernéticos

Os Crimes Cibernéticos se tratam da utilização tanto de um computador, como de uma rede de computador ou de algum dispositivo eletrônico que está conectado para a realização da prática de qualquer tipo de ação criminosa que, por sua vez, pode gerar qualquer tipo de dano a determinado indivíduo ou a algum patrimônio, através da extorsão de recurso financeiro que por sua vez pode gerar estresse ou quaisquer tipo de danos na reputação de indivíduos que foram vítimas e tiveram a sua imagem exposta por meio da internet.

Crimes Cibernéticos

Foto: Divulgação

Veja bem, ao classificar os crimes virtuais é possível compreender toda a ação que está relacionada ao bullying digital ou até mesmo a qualquer tipo de ataque pessoal através de redes sociais que podem causar os mais variados tipos de dano ou de prejuízos financeiro.

Ainda que exista uma lei própria para o tema em questão, o número dos crimes cometidos por meio da internet no Brasil cresceu de modo expressivo, em especial durante o tempo da Covid-19.

De modo raro, o crime virtual tem como principal objetivo estragar ou prejudicar os computadores por outras razões que não sejam o propósito monetário. Nos mais diversos casos a razão pode ser pessoal como ocorre com a difamação ou pelo motivo político que visa o roubo de informação estratégica. Os casos mais populares são por exemplo:

  • Ataque através de malware: um computador que pode estar comprometido através do ataque de malware na maior parte das vezes é utilizado por criminosos cibernéticos para as mais variadas finalidades. Em especial, esse tipo de ataque visa o roubo de qualquer tipo de dado confidencial e o uso de computadores para praticar quaisquer tipos de outras ações criminosas.
  • Ataque por meio de phishing: o ataque por meio do phishing acontece no momento em que e-mails de spam são enviados em massa, com o intuito de induzir os destinatários a realizar alguma coisa que possa prejudicar a segurança dessas pessoas ou até mesmo possa colocar em risco a segurança da empresa em que trabalham. Ao atuar através de arquivos que podem parecer suspeitos, é bem semelhante ao malware, uma vez que a principal proteção deve estar na rejeição de propostas que tem caráter mais fácil.

Um exemplo de um texto expositivo pode ser feito através de um texto dissertativo-expositivo ao conter as características tanto de um artigo expositivo bem como de texto expositivo-argumentativo sobre os mais variados temas, inclusive sobre os crimes cibernéticos.

Quais são os tipos de crimes virtuais

Veja bem, os crimes cibernéticos podem ser das mais variadas maneiras, ainda assim, existem os dois modos mais praticados sendo eles os crimes que tem como principal objetivo atacar os computadores tanto com o intuito de obter dados, para extorquir as vítimas ou até mesmo com o objetivo de causar prejuízos a terceiros.

Ou também podem ser os crimes que utilizam um computador para praticar muitas atividades consideradas fora da lei, nesse caso o uso de dispositivo ou de rede como um jeito de ser uma ferramenta para os criminosos. Há exemplos de atividades ilegais como:

  • Crimes cibernéticos puros: todos os crimes em que o computador é o alvo dos infratores. Ou seja, no momento em que o sistema tanto o pessoal com o corporativo é vítima de um ataque.
  • Crimes cibernéticos mistos: acontecem no momento em que o sistema de um computador pode ser utilizado como uma espécie de arma para a realizar a prática desses atos.
  • Crimes cibernéticos comuns: todos os crimes em que o computador é utilizado como um acessório ou somente serve para armazenar as informações que são fora da lei ou que foram roubadas.

É importante ressaltar que nos crimes virtuais ocorre através do envio de vírus de programas e também de qualquer tipo de código que seja malicioso para os destinatários finais.  Fora isso, é possível ocorrer o crime no instante em que há o furto de dados do banco e do comércio eletrônico, em especial acontece o ataque a informações que são sigilosas e que ocorre, sobretudo a invasão da privacidade do destinatário.

Há também o tipo de crime que pode ser cometido através do ambiente virtual como por exemplo causar bullying, chantagens e qualquer tipo de discriminação. Por infelicidade, nenhuma pessoa está imune para sofrer e ser vítima de atos fraudulentos e de golpes por meio da internet.

Através das características do texto expositivo é possível compreender o modelo e quais são os tipos de temas, como por exemplo os crimes virtuais ao realizar uma dissertação expositiva.

Como se proteger dos crimes virtuais

Todas as pessoas que são cidadãs possuem a obrigação de lutar contra o crime cibernético. Uma vez que para a maior parte das pessoas, isso pode significar somente na adoção de certas dicas com o objetivo de manter a sua família em segurança e desse modo devem denunciar cada crime virtual para as autoridades que são relevantes para o caso, no momento em que for preciso.

Crimes Cibernéticos

Foto: Divulgação

Como se proteger ao utilizar serviços online  é fundamental para as pessoas que usam os serviços de escrita independente do gênero textual e de qual forma é utilizada a linguagem expositiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo