Vulcão entre em erupção na Indonésia

Imagem divulgada pelo governo da Indonésia mostra a erupção do Vulcão Anak Krakatoa — Foto: Kementerian Energi dan Sumber Daya Mineral/Reprodução

O Vulcão Anak Krakatoa, localizado em uma ilha no Sul da Indonésia, entrou em erupção neste domingo (24), jorrando lava e desprendendo fumaça tóxica na atmosfera, e lançando cinzas vulcânicas a mais de 3 mil metros de altura. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Vulcão Anak se originou da erupção do Krakatoa ocorrido em 1883, que causou a morte de mais de 35 mil pessoas. O formato da ilha sofreu alterações.

O Anak Krakatoa, que significa ‘filho de Krakatoa’, expeliu cinzas vulcânicas sobre o estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra. As autoridades locais determinaram que as pessoas usem máscaras de proteção.

Por precaução, as autoridades locais pediram aos moradores que deixem suas casas que ficam localizadas no litoral.

O Vulcão Anak Krakatoa permanece ativo desde que emergiu do mar no início do século passado. Apesar da periculosidade, não provocou vítimas até o momento.

Mapa mostra o local exato onde fica localizado o Vulcão Anak Krakatoa – Foto: Divulgação

O Anak Krakatoa entrou em erupção pelo menos 21 vezes nos últimos meses, mas a erupção deste domingo (24) está sendo considerada a maior.

As autoridades indonésias determinaram que as pessoas não se aproximem da Zona de Exclusão, de aproximadamente 2 km ao redor do vulcão. A erupção foi classificada como grau 2 no Sistema de Alerta Vulcânico da Indonésia, que possui quatro níveis.

A Indonésia possui atualmente 130 vulcões ativos. O país possui mais de 17 mil ilhas e encontra-se localizado no chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, que concentra muitos vulcões submersos e onde a atividade sísmica é constante.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo