Com melhor tempo do mundo em 2022, João Gomes Jr. vence 50m peito no Troféu Brasil e faz índice para o Mundial

Nadador capixaba terminou a final, nesta quarta-feira (6) à noite, em 26s62. Pela manhã, na eliminatória, já havia feito a marca de 26s66, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro

São Paulo (SP) – João Gomes Jr garantiu nesta quarta-feira (6) à noite o índice para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, na Hungria, em julho. Com o melhor tempo do mundo em 2022, o nadador capixaba terminou a final dos 50m peito do Troféu Brasil em 26s62 para vencer a prova e comemorar a vaga para o seu quinto Mundial.

Antes, na eliminatória, pela manhã, João Gomes havia nadado em 26s66. Assim, encerra a competição com os dois melhores tempos do ano. O Troféu Brasil, Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, em sua 59ª edição, está sendo realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ).

Melhor tempo do mundo em 2022, 26s62 (Igo Bione / Divulgação)

Foi o quinto melhor tempo da carreira de João Gomes, que é o terceiro nadador mais rápido da história da prova. “Em Budapeste, conquistei minha primeira medalha individual e é sempre muito bom voltar para lá. Estou no páreo e agora ‘bora’ para o Mundial de novo”, comemorou o capixaba, que na Hungria em 2017 ficou com a prata.

“A competição não começou como eu queira, como eu vinha treinando, nos 100m, mas consegui colocar a cabeça no lugar, entender o que eu tinha que fazer e garantir essa classificação. Uma conquista muito importante. É continuar trabalhando, para chegar nesse Mundial e lutar por um pódio”, completou.

Segundo nos 100m peito – João Gomes nadou, também, os 100m peito, sem atingir o índice para o Mundial. Foi na segunda-feira (4), na abertura do campeonato. E terminou a prova final em segundo lugar, com 1min00seg01, mesmo tempo que havia feito na eliminatória, quando avançou na primeira colocação.

Desde 2011, o capixaba de 35 anos –  atleta do Esporte Clube Pinheiros e que conta também com o apoio de Bolsa Atleta, DUX Nutrition e Maxrecovery – está entre os dez nadadores mais velozes do mundo dos 50m peito. E encerrou a temporada 2021 com a medalha de bronze na prova dos 50m peito no Campeonato Mundial de Piscina Curta, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Nos 100m peito, é o atual campeão pan-americano.

Sobre João Gomes Jr. – Dono de três medalhas individuais em Campeonatos Mundiais, prata na Hungria, em Budapeste (2017), bronze na Coréia do Sul, em Gwangju (2019), e bronze nos Emirados Árabes, em Abu Dhabi (2021), todas nos 50 m peito, João Gomes Jr. foi o quinto colocado nos 100 metros peito nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O nadador acumula também títulos de destaque como o ouro nos 100m peito, em Lima/2019, e ouro nos 50m peito nos Jogos Mundiais Militares de 2019, em Wuhan, na China.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo