Permanência em home office pode afetar a audição

O alerta é para o alto volume de TVs e aparelhos sonoros dentro de casa, além do uso em excesso de fones de ouvido conectados ao computador ou celular

Com o aumento dos casos de covid-19 em decorrência da variante Ômicron e da subvariante BA.2, o home office deve continuar sendo realidade para muitos trabalhadores do país. As empresas, que já faziam planos depois do avanço da vacinação, estão novamente adiando ou revendo a volta ao trabalho presencial.

Foto: Divulgação

Com isso, a pandemia continua obrigando muitas pessoas a transformar a casa em escritório. E quanto mais horas dentro do lar, mais barulho. Os ruídos estão por todos os lados: no volume alto da TV ou da música que a filha adolescente escuta no Spotfy; no liquidificador; no secador de cabelos; no aspirador de pó; sem falar na algazarra das crianças. Com tudo isso e depois de dias intensos à frente do computador ou do celular, sua audição pode estar sendo prejudicada, lentamente. E se você usa fones de ouvido ou um headset completo por muitas horas, o problema pode se agravar mais rápido do que imagina. Considere ainda que muita gente trabalha em home office ouvindo música.

O barulho em excesso, ao longo do tempo, pode causar prejuízos cada vez maiores à audição. Dependendo da intensidade, o ruído pode provocar, inclusive, como primeiro sintoma, o zumbido nas orelhas“, explica a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, especialista em Audiologia na Telex Soluções Auditivas.

Sons que alcançam 70 decibéis já são desagradáveis ao sistema auditivo e, acima de 85 decibéis, podem começar a danificar o mecanismo da audição, dependendo do tempo e da frequência da exposição sonora. A orientação é simples: procurar isolar-se em ambientes mais silenciosos e baixar o volume de tudo o que for possível. Diminua o volume do áudio do computador ou do celular quando estiver trabalhando, ouvindo música, assistindo a uma palestra ou participando de uma reunião.

Qualquer dano à audição vai se somando ao longo do tempo e os efeitos podem não ser sentidos de imediato. A exposição frequente ao barulho pode levar, com o tempo, à perda permanente e irreversível da audição“, enfatiza a fonoaudióloga da Telex.

Portanto, é preciso adotar a cultura da prevenção, para continuar ouvindo bem os sons da vida por muitos e muitos anos.

Um Comentário sobre “Permanência em home office pode afetar a audição”

  1. Reginaldo Alves de Souza disse:

    Matéria muito boa!!!
    Emagreça muito mais rápido!
    SEM DIETAS MALUCAS OU EXERCÍCIOS FÍSICOS
    CHEGA DE PASSAR FOME E FAZER DIETAS QUE NO FINAL SÓ TE FAZEM ENGORDAR AINDA MAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo