Cinco cursos relacionados à tecnologia para este verão

A interrupção dos estudos durante a pandemia tirou a tranquilidade dos estudantes do ensino médio e de seus pais e trouxe à tona dúvidas sobre dificuldades que eles poderiam enfrentar para dominar habilidades que serão úteis na faculdade e conseguir um primeiro emprego. Eles reconhecem que conhecimentos relacionados a STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês, Science, Technology, EngineeringMathematics) – são cada vez mais exigidos na faculdade e que agora tocam praticamente todos os empregos em todos os setores, não apenas para aqueles com formação e profissionais de carreiras em STEM.

Foto: Divulgação

Um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) correlaciona a resolução de problemas com habilidades em STEM, descobrindo que os alunos com uma formação sólida nessas áreas eram mais capazes de lidar com situações desconhecidas. Quanto mais os alunos tiverem contato com tecnologias emergentes e aprenderem sobre habilidades profissionais, mais eles serão capazes de explorar seus interesses a fim de estabelecer os próximos passos de suas carreiras para atender às futuras demandas de trabalho.

Durante as férias, os alunos costumam ter muito mais tempo livre, mas se sentem pressionados a aproveitá-lo ao máximo, o que pode acabar sendo um peso em vez de um momento do qual podem tirar vantagem. É por isso que os adolescentes que querem ficar à frente da curva acadêmica procuram aprender novas habilidades práticas. Uma das opções é um recurso gratuito on-line chamado IBM SkillsBuild for Students. Ele promove habilidades técnicas e profissionais para o trabalho por meio de vídeos atrativos, cursos, avaliações lúdicas, um fórum moderado e certificações com badges. Além disso, os professores têm acesso a atividades e planos de aula, com um painel que os permite monitorar o progresso e atribuir conteúdos.

Veja a seguir apenas alguns dos cursos on-line do IBM SkillsBuild for Students de interesse dos alunos da América Latina que, ao serem concluídos, oferecem badges digitais que podem complementar o histórico dos estudantes:

  • Adquira habilidades profissionais –O curso ajudará os alunos a dominar as principais habilidades necessárias para conectar a formação acadêmica ao ambiente de trabalho, como gerenciamento de tempo, colaboração, entre outros.
  • Prepara-se para o seu primeiro emprego: Habilidades Essenciais – Focado no desenvolvimento de uma marca profissional, um plano de carreira que se adéque à habilidade e à ambição de cada pessoa, um currículo e habilidades de entrevista para se destacar nas entrevistas de emprego.
  • Explorando tecnologias emergentes Uma introdução a seis tecnologias emergentes relacionadas a empregos atuais, incluindo conceitos fundamentais, terminologia e orientações sobre como são aplicadas, para que os alunos possam decidir onde querem se aprofundar.
  • Aprendendo sobre os princípios básicos de deseign com a Adobe e a IBM – Oferece recursos para ajudar a aplicar princípios de design a projetos reais, bem como cursos nos programas Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign.
  • Uma perspectiva sobre sustentabilidade –Inclui ferramentas, planos de aula e atividades para aprender sobre sustentabilidade com líderes como WWF-UK, The Nature Conservancy e Chesapeake Bay Foundation.

Globalmente, os cursos mais populares no IBM SkillsBuild for Students que fornecem badges após a conclusão incluem segurança cibernética, habilidades profissionais e mindfulness. Além disso, os cursos mais populares, no geral, são de segurança cibernética e inteligência artificial.

Esses cursos estão disponíveis gratuitamente em português e podem ser realizados online de acordo com o ritmo de cada aluno, dando mais flexibilidade e ajudando-os a aproveitar melhor o período de férias, enquanto se preparam para os empregos do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo