Sebrae/MS lança edital do 1º Desafio Estadual das Merendeiras para municípios Cidade Empreendedora

Competição visa valorizar as manipuladoras de alimentos das redes municipais e incentivar o uso de produtos da agricultura familiar nas receitas

Para valorizar o talento e a criatividade de quem prepara as refeições dos estudantes nas escolas municipais, além de incentivar a adoção de receitas mais saudáveis com uso de produtos da agricultura familiar, o Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, lança, nesta segunda-feira (17), o edital do 1º Desafio das Merendeiras 2022.

Foto: Divulgação

A competição é voltada para os 22 municípios de Mato Grosso do Sul que integram o segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/MS em parceria com as prefeituras de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.

As prefeituras interessadas em participar já podem fazer a inscrição, basta clicar aqui. Ao aderir à iniciativa, cada administração pública poderá inscrever de quatro a oito merendeiras interessadas para disputar a competição. Para a criação das receitas, o uso de alimentos ultraprocessados não são permitidos e as participantes terão que utilizar, obrigatoriamente, a carne bovina ou de frango como proteína principal, além de aderir, no mínimo, três itens da agricultura familiar previstos no edital, como abobrinha, tomate, acelga e batata doce.

De acordo analista técnico do Sebrae/MS, coordenador de Compras Públicas, Marcus Rodrigo de Faria, a inserção dos produtos da agricultura familiar como obrigatoriedade vem para incentivar os municípios a adquirirem os itens dos produtores locais, algo que é previsto pela Lei nº 11.947/2009, que se refere ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo a legislação, no mínimo, 30% do valor repassado pelo Governo Federal aos estados e municípios para a compra da alimentação escolar devem ser utilizados na aquisição de alimentos disponibilizados por esse público.

Percebemos a dificuldade das cidades em cumprir a medida, por isso, o Desafio Estadual das Merendeiras vem para estimular a criação de cardápios mais saudáveis a partir de hortaliças, leguminosas e frutas produzidas pelo pequeno produtor e, junto com essa ação, mostrar para as prefeituras que é possível adquirir produtos da agricultura familiar. Ao fazer isso, a administração pública, não só garante uma melhor alimentação para os estudantes, mas também gera renda para os produtores e promove o desenvolvimento”, destacou Marcus.

Como funciona o Desafio Estadual das Merendeiras

De fevereiro a abril deste ano, o 1º Desafio Estadual das Merendeiras será realizado em duas etapas eliminatórias. A primeira fase será municipal, as profissionais inscritas em cada cidade irão participar de uma oficina preparatória ministrada por um chef de cozinha com técnicas de manipulação e preparação de alimentos. Após a capacitação, elas irão concorrer entre si: terão que fazer a receita escolhida e apresentar o prato para um comitê de avaliação que irá selecionar os três melhores.

Os pratos serão classificados em 1º, 2º e 3º lugar, de acordo com a pontuação obtida, e as vencedoras irão receber uma premiação. Além disso, a merendeira que conquistar a primeira posição na fase municipal continua na disputa e garante uma vaga para a próxima etapa do desafio.

Na fase estadual, a competição será entre as merendeiras vencedoras de cada município. Dessa vez, elas terão que preparar as receitas e apresentá-las a um novo comitê de avaliação que irá escolher as três melhores. A disputa será realizada em Campo Grande e irá premiar as merendeiras que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo