Periféricos de um computador: mouse, teclado e muito mais!

Descubra as principais características dos periféricos e entenda as funções específicas de cada um

O que são periféricos de um computador?

Os periféricos de um computador são os itens do tipo hardware, que são os componentes físicos dos desktops, ou computadores de mesa, como costumam ser chamados. Eles são partes imprescindíveis para o funcionamento de um computador, cada um desempenha uma função muito específica e podem ser divididos em periféricos de entrada e de saída.

Periféricos de um computador (Foto: Divulgação)

Periféricos de um computador (Foto: Divulgação)

Os de entrada são aqueles que enviam informações para dentro do computador e os de saída realizam o contrário. O monitor, o mouse, o teclado, a impressora e o scanner, são exemplos de periféricos que vamos detalhar para você neste artigo.

Além disso, ainda vamos explicar as funções e características dos principais periféricos de um computador, o que vai te vai ajudar com toda certeza na hora de comprar esses itens para o seu computador. Continue lendo e não deixe de conferir!

Conheça os principais periféricos de um computador

Agora que você já descobriu o que são os periféricos e qual importância deles para o funcionamento de um computador, que tal aprender um pouco mais sobre cada um de forma mais detalhada? A seguir você vai aprender um pouco mais sobre as características mais importantes de periféricos de entrada e de saída, como monitor, mouse, teclado, impressora, scanner, estabilizador, microfone, joy stick, caixa de som e muito mais.

Monitor

O monitor é um periférico de saída e é responsável por exibir as informações de vídeo e os gráficos gerados por um computador que esteja conectado a uma placa de vídeo. Os monitores atuam de forma parecida com as televisões, mas costumam exibir informações em uma resolução melhor.

Monitor em local de trabalho (Foto: Divulgação)

Monitor em local de trabalho (Foto: Divulgação)

Uma questão importante a se atentar quanto aos monitores é que eles devem ser desligados de forma separada porque desligar um computador não é o mesmo que desligar um monitor, quando estamos falando de um computador do tipo desktop. Para saber qual a melhor opção para o seu dia a dia, confira os 10 melhores monitores de 2022 e saiba o que levar em conta na hora da escolha.

Mouse

O mouse é um periférico de entrada que permite a interação do usuário com tudo o que aparece no monitor do computador, permitindo a realização de múltiplas tarefas através de um cursor.

Utilizando mouse sem fio (Foto: Divulgação)

Utilizando mouse sem fio (Foto: Divulgação)

Geralmente eles possuem dois botões, um esquerdo e um direito. O esquerdo é mais utilizado pois sua função é a de abrir pastas, selecionar objetos, arrastar itens e executar funções. O direito funciona como auxiliar e permite executar funções adicionais aos comandos do botão esquerdo.

Leia também: Mensagem de cobrança para clientes: qual a melhor opção?

Existem mouses com fio e sem fio. Os com fios, geralmente, possuem um objeto redondo central chamado scroll que ajuda na movimentação do periférico. Já os sem fio funcionam a partir da conexão bluetooth e podem ser ópticos ou a laser. Se você estiver em dúvidas sobre como escolher o melhor modelo sem fio, veja o artigo dos 10 melhores mouses sem fio de 2022 e escolha a melhor opção para você.

Teclado

O teclado é um periférico de entrada e um dos principais de um computador. Ele nos permite ativar comandos, substituir o mouse em algumas funções além de digitar palavras, sinais, símbolos e números. A maioria deles é dividida em cinco partes de teclas: as de função, as especiais e de navegação, as de controle, as de digitação e as alfanuméricas.

Jogando videogame no computador (Foto: Divulgação)

Jogando videogame no computador (Foto: Divulgação)

As teclas de função são a primeira linha localizada na parte superior do teclado. São aquelas teclas que vão de F1 a F12, além de outras, e que servem para funções muito específicas como atalhos. Já as especiais e as de navegação ajudam na navegação das páginas webs. End, Home, Page up e Page down estão entre elas.

As teclas de controle são aquelas usadas em combinação com outras para ativar determinadas funções. A logo do Windows, Ctrl, Esc e Alt são exemplos delas. E por fim têm as de digitação e alfanuméricas que são as letras, os números, os símbolos e a pontuação. Há também o teclado apenas numérico, localizado na parte direita, que dispõe dos números, e alguns símbolos, organizados na forma de uma calculadora.

Estabilizador

A função de um estabilizador, um periférico de entrada, é a de proteger os aparelhos eletrônicos, conectados a ele, das variações de tensão que possam ocorrer na rede elétrica. Isso acontece porque as tomadas de um estabilizador têm energia estabilizada, diferente da rede elétrica de rua que abastece as casas que está exposta a diversas variações.

Estabilizador de energia (Foto: Divulgação)

Estabilizador de energia (Foto: Divulgação)

Quando acontece um aumento de tensão na rede, por exemplo, os estabilizadores agem na regulação da voltagem, o que evita que os aparelhos eletrônicos sejam queimados ou danificados. Quando há uma queda de energia, o estabilizador também atua, aumentando a sua potência e mantendo os aparelhos ligados por um tempo. Ter um estabilizador conectado ao seu computador é essencial para manter a segurança do seu desktop e aumentar o tempo de vida dele.

Impressora

As impressoras são periféricos de saída conectados ao computador via cabo USB, ou via bluetooth em modelos mais avançados, que podem imprimir documentos, planilhas, textos e imagens. São ideais para estudantes que precisam estudar muitos conteúdos e que preferem o papel ao invés de ler os documentos digitalmente, por exemplo.

Impressora cor black em cima da mesa (Foto: Divulgação)

Impressora cor black em cima da mesa (Foto: Divulgação)

Para a utilização em computadores de mesas existem as impressoras de tanque ou jato de tinta, que são mais antigas porém, mais baratas e com ótimo custo-benefício. Caso você esteja procurando um modelo para o seu trabalho ou casa, não deixe de conferir As 10 melhores impressoras tanque de tinta de 2022. Já as impressoras à laser, que imprimem em boa qualidade e são mais avançadas.

Scanner

O scanner, ou digitalizador em português, é um periférico de entrada que digitaliza documentos e os transforma em arquivos digitais que podem ser arquivados no computador ou compartilhados com outros desktops.

Há basicamente quatro tipos de scanner: o de mesa – o mais tradicional e que imprime em altas resoluções; o multifuncional – que são aqueles eletroeletrônicos que possuem mais de uma função como impressora, copiadora e scanner; o sheet-feed ou vertical – que tem como principal vantagem alta velocidade e, por fim, o portátil ou de mão – que tem tamanho reduzido.

Microfone

Os microfones são periféricos de entrada que tiveram um aumento na procura nos últimos meses devido a pandemia da covid-19. Isso porque muitas pessoas passaram a trabalhar de casa e as reuniões de trabalho virtual se tornaram frequentes.

Microfones são periféricos de entrada (Foto: Divulgação)

Microfones são periféricos de entrada (Foto: Divulgação)

Além de serem usados para conversação, os microfones também podem ser usados em jogos, na gravação de vídeos e em podcasts – que estão muito populares. Um dos pontos principais que deve ser levado em consideração na hora de comprar o seu microfone é a captação, que pode ser unidirecional, bidirecional, multidirecional. Há modelos também com fio ou sem fio e com entrada USB ou P2.

Caixa de som

As caixas de som são periféricos de saída muito usados principalmente por quem joga ou gosta de ouvir música pelo computador. Com o passar dos anos elas se tornaram muito tecnológicas e há diversos modelos no mercado.

Caixas de som são periféricos de saída (Foto: Divulgação)

Caixas de som são periféricos de saída (Foto: Divulgação)

Alguns pontos são muito importantes na hora de você se decidir por qual caixa de som comprar como por exemplo os canais de áudio – que devem fornecer um som limpo e sem ruídos; a frequência – que define a qualidade do som; a potência – que quanto maior mais resolução dá ao áudio e, por fim, os sistemas de conexão – que devem ser os mais variados possíveis, como por exemplo via bluetooth, P2 ou USB.

Webcam

Assim como os microfones, as webcams são outro periférico de entrada que tiveram aumento na procura devido às constantes reuniões virtuais por conta da pandemia da covid-19.

Webcams são periféricos de entrada (Foto: Divulgação)

Webcams são periféricos de entrada (Foto: Divulgação)

Uma característica que você deve se atentar na hora de comprar uma webcam é o FPS (Frame Per Second), que é a quantidade de quadros (imagens) que a câmera consegue captar por segundo. Quanto mais FPS, melhor a qualidade no movimento da imagem.

Outras características importantes também são se a câmera tem microfone integrado, qual a resolução e se ela é multiuso – já que alguns modelos podem fotografar ou filmar também, por exemplo.

Caneta óptica

As canetas ópticas são periféricos de entrada que permitem manusear a tela de um computador através de uma caneta, possibilitando o movimento de objetos ou realizar desenhar, como ocorre por exemplo nas telas dos smartphones, que podem ser manuseadas com os dedos, já que são sensíveis ao toque.

Essas canetas são muito usadas de forma profissional por quem trabalha com desenho, como por exemplo designers, animadores, arquitetos e decoradores. Para a utilização deste tipo de periférico é necessário ter um monitor do tipo CRT.

Joystick

Os joysticks, ou controles, são periféricos de entrada que são usados basicamente para o controle de videogames. Eles possuem uma base, alguns botões e um bastão que tem flexibilidade e pode ser movido em qualquer direção, para fácil manipulação durante os jogos.

Joystick para computador (Foto: Divulgação)

Joystick para computador (Foto: Divulgação)

Eles podem ser conectados ao computador via cabo USB ou porta serial. Também é possível utilizá-los como mouse ou teclado, para quem prefere ou para quem está acostumado ao uso deste periférico. Não deixe de conferir os 10 melhores controles para PC de 2022 e melhore seu gameplay.

Adicione periféricos ao seu computador e deixe sua vida mais prática!

Com os periféricos, o uso do seu computador vai ficar muito mais fácil e prático já que além dos mais básicos e primordiais, como monitor, mouse, teclado e caixa de som, você pode expandir a experiência do uso do desktop com periféricos extras como impressora, webcam, microfone e scanner.

Não esqueça que os periféricos se dividem em entrada e saída, e saber estas além de outras características, é primordial para você levar para casa o hardware perfeito para trazer mais comodidade e praticidade para o uso do computador de mesa.

A tecnologia chegou para tornar a nossa vida mais prática e quanto mais facilidade conseguirmos com ela melhor. Não deixe de aproveitar as dicas que demos neste artigo e compre já os periféricos que você mais necessita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo