Grupo Sabin realiza ação para auxiliar no combate ao surto de gripe

Exame que permite diagnóstico diferencial de vírus respiratórios, como o Influenza A (H3N2) e Sars Cov-2 será oferecido a pacientes nas unidades da empresa

Em decorrência do surto de síndrome gripal por de Influenza A (H3N2), que acomete os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com alerta em outras regiões do país, o Grupo Sabin vai oferecer o mini painel respiratório que detecta os vírus Influenza A e B, Sincicial Respiratório e Sars Cov-2 para os pacientes que procurarem suas unidades de medicina diagnóstica para realizarem o exame de RT-PCR para coronavírus.

Foto: Divulgação

A realização do mini painel respiratório será oferecida sem custo adicional para pacientes, integrando as atividades de responsabilidade social do Sabin para conter o surto de H3N2.

O PCR, exame padrão ouro utilizado para comprovar o diagnóstico de Covid, não é capaz de detectar uma infecção por gripe. “Apesar de utilizar a mesma metodologia RT-PCR, um teste de covid não consegue identificar a infecção por gripe. Para uma análise mais completa do quadro do paciente, é recomendada a realização do mini painel respiratório que, além de ser capaz de testar uma mesma amostra para Covid, detecta outros três vírus: Influenzas A e B, e Sincicial Respiratório. Dessa forma, vamos apoiar o paciente e seu médico assistente em um diagnóstico mais preciso”, afirma Rafael Jácomo, diretor técnico do Grupo Sabin.

Coleta simples e resultados rápidos

Eficaz, indolor e seguro, o “Mini Painel Respiratório” do Grupo Sabin, foi desenvolvido com tecnologia inovadora e alta performance. Recomendado para aplicação em pacientes de todas as idades, o exame é indicado a partir do 1º dia de sintomas gripais e com uma única amostra é possível detectar a presença de quatro vírus simultaneamente. A coleta é feita de forma simples com um cotonete, para colher amostra nasal ou salivar. Durante o período de 30 minutos que antecedem a coleta da saliva, o paciente não deve comer, beber, fumar, escovar os dentes, mastigar chiclete ou realizar enxágue bucal. Os laudos para o mini painel respiratório ficam prontos em até 1 dia útil. O atendimento pode ser feito em unidades exclusivas /covid-19, atendimento móvel, unidades hospitalares e na loja virtual (a partir de 21 de dezembro). A ação terá vigência até o fim de janeiro de 2022.

“Por sua melhor especificidade e sensibilidade, o mini painel é o exame mais recomendado para o atual momento. Mesmo que o paciente receba um diagnóstico negativo para covid, é importante isolar quem estiver gripado para evitar a propagação do vírus da influenza”, reforça Jácomo.

Comprometido com o propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas, o Grupo Sabin tem contribuído com a sociedade autoridades de saúde pública no combate a emergências como a pandemia de Covid-19. Nesse momento estamos apoiando a população também nesse novo desafio, com ações para conter o surto de gripe que já atinge alguns locais do país. Entendemos que temos um papel protagonista nos cuidados da saúde da população e na contribuição ativa à toda a cadeia de saúde”, afirma a presidente executiva do Grupo, Lídia Abdalla.

As ações de responsabilidade social com a saúde dos brasileiros já fazem parte da história do Grupo. Em 2021, a empresa se uniu à campanha ‘Vacinar é um ato de cuidado!’ – Campanha do Distrito Federal de vacinação contra a Covid-19. O Programa de Voluntariado Corporativo do Sabin mobilizou 2.295 colaboradores da empresa que se revezavam nessa corrente do bem na vacinação da população, totalizando 23 mil horas e 58 mil doses aplicadas. Além da mobilização de seus colaboradores e para expandir o alcance da iniciativa, o Sabin cedeu três espaços de atendimento no sistema drive-thru para vacinação aos sábados e domingos, durante 6 meses consecutivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo