Secretários do MCom prestigiam abertura da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Ministério das Comunicações (MCom) conta com estande, onde programas e experiências tecnológicas no campo da comunicação serão expostas, de forma lúdica

Brasília (DF) — Os secretários de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra, e de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão, prestigiaram, nesta sexta-feira (3), a cerimônia de abertura da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”. O evento, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), segue até o dia 10, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília/DF.

Foto: Divulgação

No estande reservado ao MCom, visitantes poderão conferir experiências tecnológicas relacionadas ao 5G – novo padrão de conectividade do Brasil, que irá revolucionar setores econômicos e a vida de todos os brasileiros. A quinta geração de internet móvel permite aplicações de Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Realidade Virtual e Aumentada.

Além disso, será possível conhecer os principais programas desenvolvidos pelo MCom, voltados para a promoção do acesso à internet no Brasil. Um deles, o Wi-Fi Brasil, iniciativa executada em parceria com a Telebras que leva conexão a áreas remotas por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O público poderá ver de perto a réplica do satélite – e do foguete de lançamento – e conferir as localidades onde o programa entrega internet, com alta velocidade e qualidade, em todos os estados brasileiros. Outras ações no campo das telecomunicações, como o Computadores para Inclusão, o Norte e o Nordeste Conectado, terão destaque no estande do MCom.

TECNOLOGIAS DE RADIODIFUSÃO – As ações para modernizar e digitalizar a televisão brasileira também estão na programação da SNCT. O MCom apresentará o Digitaliza Brasil, programa criado para levar o sinal de TV digital a municípios brasileiros que, mesmo hoje, contam apenas com o analógico.

Quem passar pelo estande do MCom também poderá vivenciar a experiência de “som imersivo”: a tecnologia permite que as pessoas possam ouvir os sons como se estivessem no ambiente mostrado na telinha. É como estar em um estádio de futebol (acompanhando a vitória do time) ou em uma floresta ouvindo todos os sons da natureza.

Na mostra organizada pelo MCom, as pessoas ainda vão experimentar uma volta ao passado. No estande, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), vinculada à pasta, irá expor aparelhos de rádio e televisão antigos. Óculos de realidade virtual permitirão um passeio pelo Museu de Rádio Nacional.

SEMANA NACIONAL – A 18ª SNCT é um evento realizado anualmente, coordenado pelo MCTI. O objetivo é mobilizar a população, em particular as crianças e jovens, em torno da ciência, tecnologia e inovações, por meio de atividades lúdicas e inovadoras que mostram a relevância dos temas na rotina de brasileiros e no desenvolvimento do país. Mais de 40 instituições terão atividades na SNCT, entre elas as unidades vinculadas, órgãos do governo e parceiros. O evento é aberto ao público, de 8h30 às 19h. Nos fins de semana, os portões abrem às 10 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo