Carta aberta da ABI ao governador Cláudio Castro

Foto: Divulgação

Nem bem transcorreram seis meses da chacina que vitimou 29 pessoas na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acontece tragédia semelhante: nova matança no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana da capital fluminense.

Um número ainda não determinado de moradores foi assassinado nesta madrugada numa operação da PM, em clara represália à morte de um policial. Mais uma vez, a operação não teve acompanhamento do Ministério Público.

Ainda não se tem o número total de vítimas. Há informações de que mais de 20 pessoas teriam sido mortas. Mas, segundo foi noticiado na imprensa, nove corpos com marcas de tiros já teriam sido retirados de um mangue na localidade, vários deles com sinais de tortura.

Governador, de duas, uma: ou o senhor é conivente com as chacinas que vêm se sucedendo, ou não tem controle sobre a sua polícia. Qualquer que seja o caso, a situação é gravíssima.

O senhor deseja ficar marcado como o chefe de um governo de chacinas?

A ABI não aceitará passivamente essa situação em que as vidas de moradores de comunidades pobres não têm qualquer valor para as autoridades.

Com a autoridade de nossos 113 anos de existência e de luta em defesa da democracia, exigimos uma rigorosa apuração desses crimes – com acompanhamento do MP, da Defensoria Pública e dos organismos de defesa dos direitos humanos – e a punição dos culpados na forma da lei.

Paulo Jeronimo

Presidente da ABI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo