A importância do movimento na vida: “poucas pessoas sabem, mas as atividades físicas ajudam na motivação, agilidade do cérebro e humor”, diz médico

Especialista explica que a prática de exercícios é essencial para a saúde mental

Já sentiu aquela sensação de alívio após uma aula de musculação? Ou uma alegria instantânea ao fim de uma caminhada ou exercícios de cardio? E aquela melhorada de humor após um tempo praticando atividades periodicamente? Sim! É possível sentir boas emoções ao praticar regularmente atividades físicas.

Foto: Divulgação

Mudar nossos hábitos é essencial, principalmente quando a mudança nos ajuda a ter uma vida mais saudável, proporcionando bem-estar. Para falar mais sobre este assunto o Dr. Renô Dória Reis, especialista na medicina do esporte e ortopedista da Unimed Campo Grande, explica como as atividades físicas são necessárias para nossa rotina.  Confira!

Importância de mudar um hábito 

Que a atividade física é importante para controle da pressão, diabetes, risco cardiovascular e até mesmo controle do peso, isso todo mundo sabe, é muito batido. Pouquíssimas pessoas começam a fazer atividade física preventiva, pensando em controlar todas essas questões, geralmente começam quando tiveram algum problema.

Saúde mental 

Na atual situação que estamos, pós-Covid-19, vimos que aumentou muito a quantidade de doenças mentais. É algo que poucas pessoas sabem, dos benefícios que a atividade física proporciona na questão da saúde mental. E sobre isso costumamos dividir em três grandes grupos:

  1. Motivação
  2. Agilidade no cérebro
  3. Humor

A atividade física, quando feita regularmente, vai ajudar muito no aumento da dopamina (neurotransmissor responsável por levar informações para várias partes do corpo e, quando é liberado, provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação) e essa dopamina vai melhorar nesses três grandes grupos.

Outro ponto importante é que a dopamina aumenta a quantidade de BNDF, uma proteína que temos. Em uma pesquisa realizada recentemente fizeram testes em alunos e conseguiram ver que os que foram submetidos a atividades físicas regulares aumentaram entre 20% e 30% a facilidade deles aprenderem um novo vocabulário. Por isso vinculamos os exercícios à agilidade neuronal.

Vemos que 5%, 6% da população brasileira é portadora de depressão e pouco mais de 9% sofre de ansiedade. A atividade física vai liberar de forma natural, sem o uso de medicação, a serotonina, que vai aumentar e melhorar a questão do humor.

Em outro trabalho muito legal realizado recentemente submeteram algumas pessoas a uma atividade física de forma regular, três vezes na semana durante quatro meses, e nele puderam ver que boa parte desse grupo que usava antidepressivos deixou de usar.

Medicina do Esporte 

É importante esclarecer que a medicina do esporte não é só para atletas, é para todos, inclusive para quem que nunca praticou nada e quer começar uma atividade física de forma regular.

Como iniciar uma atividade física e fazer isto de forma preventiva, evitando lesões? 

– Começar algo que seja prazeroso

– Fazer algo que tenha menos riscos de você não fazer aquela atividade, como por exemplo, matricular-se em algum local que não seja próxima à sua casa, pois se por ventura ao sair do trabalho você precise passar em casa, lá tem muitas distrações

– Se nunca fez alguma atividade física, nem sabe com qual delas você tem mais familiaridade, começar de forma leve, de duas a três vezes na semana, não compre nada muito caro de roupas e equipamentos para evitar a frustração

– Fazer consultas preventivas antes de começar qualquer exercício, mesmo que não haja nenhuma queixa

– Ter acompanhamento de um profissional durante as práticas

– Ideal ter o acompanhamento de um nutricionista

Para saber mais sobre o assunto acompanhe o episódio ATIVIDADES FÍSICAS: A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO EM SUA VIDA do podcast Cuidar de Você, com o Dr. Renô.  Basta acessar nosso Spotify (https://bit.ly/PodcastUnimedCG) e Youtube (https://bit.ly/PodcastUnimedCGYoutube).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo