Fruticultura turbinada pelo sorgo

Qual é a relação do cultivo de sorgo com a produção de frutas no Brasil? A pergunta promete ser detalhadamente respondida na Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit 2021), que acontece entre os dias 24 e 26 de novembro na estação das Artes, em Mossoró (RN). Mais conhecidas no País como provedoras de volumoso para consumo de animais, as variedades forrageiras de sorgo estão ganhando espaço como fonte de biomassa para impulsionar a fruticultura nacional, sobretudo em propriedades do Sudeste e do Nordeste.

Uso do Sorgo Gigante Boliviano no processo de compostagem para consumo próprio e comercialização de biofertilizante em Altinópolis, SP – (Foto: Rodrigo Pereira)

Esta alternativa sustentável já é comum no Rio Grande do Norte (no cultivo de melão) e também no Sergipe (cultivo de limão orgânico) e tende a se multiplicar. Os detalhes sobre este procedimento serão abordados no painel “Uso da Biomassa do Sorgo como Fonte de Carbono no Processo de Compostagem”, que acontece a partir das 16 horas (horário de Brasília) no dia 25 de novembro, no Auditório Amâncio Ramalho na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

Os detalhes sobre o que usar, de que forma preparar e como investir na produção de sorgo como matéria prima para biofertilizantes serão apresentados pelo diretor da Latina Seeds, Willian Sawa. Considerado um dos executivos mais tarimbados em sorgo no Brasil, Sawa foi um dos responsáveis pela introdução, no Brasil, do Sorgo Gigante Boliviano (AGRO 002E), variedade forrageira que se encaixou com sucesso em vários sistemas produtivos agropecuários e hoje em franca expansão em termos de área de cultivo no país.

De acordo com a organização da Expofruit 2021, a fruticultura brasileira exporta atualmente frutas como melões, melancias, mamões e mangas para cinco continentes. Segundo dados da Secex, só no Rio Grande do Norte, o volume exportado de melão totalizou 28 mil toneladas em setembro deste ano, significando um aumento de 951% em relação aos embarques registrados no mês anterior. Nesta mesma comparação, a alta com as receitas foi de 1.127%, somando em torno de R$19,5 milhões. A programação completa do Seminário Internacional da Expofruit pode ser conferida pelo link: https://www.expofruit.com.br/programacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo