Casos de Covid aumentam significativamente na Rússia e Europa entra em estado de alerta

Os casos de infectados pela Covid-19 (Coronavírus) voltaram a aumentar significativamente na Rússia essa semana e as autoridades de saúde do país não descartam a possibilidade de decretar lockdown em algumas cidades, incluindo na capital Moscou.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, menos de um terço da população foi completamente vacinada contra a doença, sendo essa uma das taxas mais baixas da Europa.

Agentes de saúde e militares russos do Ministério de Emergências são vistos desinfetando a estação ferroviária Savelovsky, em Moscou, capital do país — Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

O país ainda possui o maior número de vítimas do vírus em todo o continente e os demais países europeus podem, a qualquer momento, fechar suas fronteiras e o espaço aéreo para pessoas que venham da Rússia.

As autoridades de saúde da Rússia informaram nesta quinta-feira (28) que novos recordes de novas mortes e novos casos de infectados pela Covid-19 (1.159 óbitos e 40.096 infectados) ocorreram nas últimas 24 horas.

Especialistas disseram que a nova onda de Covid-19 ocorreu em decorrência da variante delta, que atingiu várias regiões da Rússia. Um dos fatores que proporcionaram o contágio é exatamente a falta de vacinação da população.

Diante do novo caos de saúde pública, as autoridades russas decidiram criar um ‘megaferiado’ de aproximadamente nove dias. O ferido deve começar no sábado (30 de outubro) e segue até domingo (07 de novembro).

Na capital Moscou, todos os serviços não essenciais deixarão de funcionar e uma série de restrições estão sendo adotadas para conter o novo surto do Coronavírus, que também é impulsionado pelo baixo uso de máscaras por parte da população.

Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP

Estabelecimentos comerciais não essenciais, como restaurantes, salões de beleza, academias, escolas de dança, lojas de roupas, entre outros, permanecerão fechados por pelo menos 10 dias. Apenas farmácias, supermercados e lojas que comercializam itens básicos poderão abrir no período.

Os hospitais russos voltaram a ficar lotados com pacientes que contraíram a Covid-19. Eles já trabalham no limite da capacidade, principalmente os que ficam localizados na capital Moscou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da União Europeia mostram que a Rússia sofre com a escalada de casos e mortes por Coronavírus desde junho deste ano, sendo que o país já é considerado o 5º do mundo com maior número de infectados, cerca de 8,2 milhões; e óbitos, cerca de 229 mil.

Apenas em outubro deste ano foram registrados na Rússia 843 mil novos casos e quase 27 mil mortos pela Covid-19. Mesmo com esses números alarmantes, muitos cidadãos russos se recusam a tomar a vacina contra a Covid-19 disponíveis.

O país desenvolveu a vacina Sputnik V, além de outros três imunizantes, mas apenas 36% da população foi vacinada com a primeira dose até o momento. Cerca de 33% dos russos foram totalmente imunizados.

A taxa de vacinação da Rússia é uma das mais baixas da Europa e menor até do que a média mundial, perdendo para países como Tunísia, Cabo Verde, Irã e Suriname.

Com informações das Agências Reuters, France Presse e Ansa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo