Agricultores familiares de Jaraguari participam de palestra sobre produção de hortaliças

Como parte do programa Cidade Empreendedora, capacitação realizada pelo Sebrae/MS, expôs técnicas de produção de verduras em cultivo protegido.

Nesta sexta-feira (22), como parte do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Jaraguari, realizou a palestra sobre “Produção de Hortaliças em cultivo protegido como oportunidade de negócio”, voltada para ajudar os agricultores do município na produção de alimentos com alta demanda nos mercados, por meio de estufas.

Foto: Divulgação

A palestra ministrada pelo consultor do Sebrae, Elio Sussumo Kokehara, orientou os agricultores sobre técnicas de produção de hortaliças em estufas, norteando os produtores sobre a importância de produzir alimentos em cultivo protegido e, dando alternativas para que aumente a demanda do seu negócio e consiga ofertá-los conforme a demanda nos mercados.

Normalmente se planta muito alface no verão, pepinos e tomates no inverno, pois são as culturas mais presentes. Porém, no mercado, tem que ser ofertado os produtos que estão em falta, por exemplo o quiabo, abóbora, que são produtos que podem ser plantados dentro de uma estufa. Então, a gente expõe esses aspectos, para que eles possam buscar recursos e aprender a plantar dentro”, comentou Elio.

E para quem participou da palestra, como o produtor Altair de Souza Celestino, que tem uma propriedade no assentamento Vale Verde, a capacitação vai fazê-lo voltar com outra visão para a produção. “Muita coisa que foi passada eu não fazia ideia. Por exemplo, quando as fazendas vizinhas plantam muita soja, milho, os venenos que eles jogam na plantação ficam no ar, por isso, é importante fazer o plantio das hortaliças em uma estufa. Então a capacitação foi muito boa, agregou muito para nós produtores. Tenho certeza de que vou voltar com outro olhar”, destacou o produtor.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo