Com carretas equipadas, programa Cidade Empreendedora oferece cursos para população de Jaraguari

Ação é promovida pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal, e oferece capacitação gratuita em diferentes áreas

A partir do dia 19 de outubro, Jaraguari recebe mais uma ação promovida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em conjunto com a Prefeitura Municipal. Em parceria com o Sistema Fiems, por meio do Senai, a nova iniciativa traz para o município quatro carretas equipadas com maquinários de ponta que irão oferecer para a população cursos gratuitos nas áreas de Transformação Digital, Informática, Automotiva e Construção Civil. Cada unidade móvel ficará na cidade por tempo determinado e seguirá uma programação diferente (Veja abaixo).

Foto: Divulgação

Com a expectativa de capacitar oito mil pessoas, a ação contempla também outros 21 municípios que integram o programa Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. No total, são sete carretas que irão percorrer as cidades e disponibilizar para os interessados 36 opções de cursos em áreas diferentes.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a iniciativa fornece conhecimento para a população e irá ajudar a promover o desenvolvimento. “Nós conseguimos gerar oportunidades por meio da capacitação e, ao levar as carretas até esses municípios, a gente qualifica os empresários, as pessoas que irão ser os futuros empreendedores e também aqueles que serão empregados por eles, vamos ampliar as chances de um futuro melhor. Empreender é capacitar e se qualificar, por isso, a parceria traz mais uma inovação por meio do Cidade Empreendedora”, ressaltou Jaime.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o programa Cidade Empreendedora já realizou diversas ações nos municípios parceiros e essa será mais uma iniciativa para apoiar o pequeno empreendedor. “Estamos trabalhando nos municípios, visitamos um por um dos negócios para conhecer a realidade do empreendedor, além de atuarmos junto com a prefeitura e lideranças para melhorar o ambiente de negócios e facilitar a vida do empresário. Agora chegamos até os trabalhadores, queremos melhorar o nível dos serviços, do atendimento e fortalecer o comércio local, garantindo mão de obra qualificada”, pontuou Mendonça.

O diretor regional do Senai MS, Rodolpho Mangialardo, ressaltou a importância do trabalho que será realizado de forma conjunta. “O Senai está sempre de portas abertas e fomentando a qualificação para todos os perfis profissionais. Dentro do Cidade Empreendedora vamos levar as sete carretas com a possibilidade de atender mais de 8 mil alunos. A pedido do nosso presidente, Sérgio Longen, avançamos com as capacitações que mais foram demandadas, com o que temos de melhor em tecnologia, para que possamos levar até os municípios cursos específicos que atendam às necessidades de cada região. É um orgulho e um privilégio muito grande para o Senai essa parceria com Sebrae para a gente poder avançar na qualificação do profissional”, enfatizou Rodolpho.

Cronograma em Jaraguari

Com capacitações de 8 horas/aula voltadas para área de Automotiva, a primeira carreta permanece na cidade a partir do dia 19 até o dia 25 de outubro e oferece os seguintes cursos: Noções Básicas de Mecânica Automotiva; Princípios para Manutenção de Automóveis; Elétrica Básica Automotiva; Fundamentos de Eletricidade Automotiva; Fundamentos de Processos de Soldagem e Noções Práticas de Borracharia.

A carreta da Construção Civil permanece no município, entre os dias 20 e 26 de outubro, com os cursos de Instalações de segurança em cercas elétricas; Instalações de segurança em vídeo monitoramento; Noções básicas de “Marido de aluguel”; Revestimento pintura convencional; Aplicação de pisos e revestimentos; e Reparos hidráulicos. Cada capacitação tem a carga horária de 8 horas/aula.

Já a carreta da Transformação Digital estará na cidade do dia 1º ao dia 3 de dezembro, com as seguintes capacitações: Introdução ao marketing digital para o empreendedor; Introdução aos fundamentos de gestão de mídias; Uso da Internet para alavancar seu negócio; Gestão de atendimento para Whatsapp; e Novas tecnologias – realidade aumentada. Entre 3 e 6 de dezembro, a carreta da Informática oferece cursos de Word, Excel e Power Point, nas modalidades básico e intermediário. Cada capacitação tem a duração de 4 horas/aula.

As carretas estarão estacionadas na Praça Central da cidade. Os cursos serão oferecidos de segunda-feira a sábado, no período da manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30, de acordo com carga horária de cada capacitação. Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, das 7h às 13h. Mais informações em relação as inscrições podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3285-1250.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo