Altas temperaturas e chuva escassa exigem maior cuidado com estresse térmico em plantações

Novo protetor solar para folhas e frutos da Viter protege folhas e frutos de queimaduras e outros distúrbios causados pelo clima quente e seco previsto para safra verão 2020/21

São Paulo (SP) – Os últimos meses deste ano marcam o início da primavera, que começou no dia 22 de setembro, e do verão, em 22 de dezembro. O impacto das altas temperaturas nas lavouras com a chegada das estações mais quentes do ano será agravado com o nível baixo de chuva previsto para algumas Regiões do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os meses de setembro, outubro e novembro indicam grandes chances de chuvas abaixo da média no País, com exceção do leste do Mato Grosso do Sul, sudoeste do Mato Grosso, oeste de São Paulo e centro de Minas Gerais.

Foto: Divulgação

“O último trimestre do ano é um excelente período para a preparação da safra de verão 2020/2021. É importante para o agricultor pensar também na proteção do seu cultivo em relação aos efeitos da estação. As altas temperaturas e a intensa luminosidade podem causar queimaduras em folhas e frutos, além de sérios distúrbios fisiológicos nas plantas, como diminuição da fotossíntese, degradação de enzimas e diminuição da estabilidade de membranas celulares. Todos esses fatores impactam na formação das estruturas reprodutivas das culturas e levam à queda de produtividade”, afirma o consultor de Desenvolvimento de Mercado da Viter, Erivelton Lopes Paes.

O Sungard, novo protetor solar para plantas e frutos da Viter, é uma nova solução disponível para o mercado que ajuda o agricultor a proteger o plantio dessas consequências geradas pelo excesso de sol e de calor. O produto da unidade de negócios de insumos agrícolas da Votorantim Cimentos é feito a base mineral (hidróxido de cálcio e magnésio). A principal função do Sungard é proporcionar conforto térmico para a lavoura, evitando o estresse nas plantas causado por altas temperatura e reduzindo a temperatura foliar. Assim, o protetor solar da Viter diminui as perdas na produtividade planejada pelo agricultor. Os meses da Primavera e Verão no Brasil, de setembro a março, são os períodos de maior incidência solar no país e estudos científicos demonstram o aumento das temperaturas médias no planeta.

Nas prateleiras – O Sungard está disponível em embalagens de 20 kg. Sua aplicação é feita por pulverização com a utilização de qualquer tipo de equipamento. Apresentando elevada solubilidade e aplicado sobre as plantas, o protetor solar da Viter cria uma camada física protetora que mantém a coloração dos frutos e não interfere nas trocas gasosas e fotossíntese, além de apresentar excelente aderência e permanência nas plantas.

Sungard é recomendado para uso em diversas culturas, sobretudo as mais sensíveis à radiação solar, como, por exemplo, café, citros e alguns hortifrútis. O protetor solar é resultado de um estudo de pesquisa e desenvolvimento da Viter realizado no Brasil durante três anos.

“Com o lançamento de Sungard, ampliamos nosso portfólio para além da correção do solo. Agora, além dos produtos que renovam, aceleram e otimizam o potencial do solo, a Viter atua também na proteção solar dos cultivos, procurando atender todas as exigências de um mercado em constante evolução técnica. Este é mais um passo no plano de negócios de Viter, aumentando o portfólio de soluções agrícolas e se firmando como a melhor parceira do agricultor, com a oferta de produtos de qualidade e assistência técnica”, afirma o gerente comercial da Viter, Bruno Marin.

A Votorantim Cimentos é líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil e a única empresa com presença nacional. A produção de insumos agrícolas da Viter está distribuída em nove fábricas no Brasil. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, há operações nas cidades de Xambioá (TO), Nobres (MT) e Sobradinho (DF). A região Sudeste é abastecida por unidades em Itapeva (SP), Salto de Pirapora (SP), Itaú de Minas (MG), Paracatu (MG) e Pratápolis (MG). Já a região Sul é atendida pela operação de Rio Branco do Sul (PR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo