Sand Series de Beach Tennis: dupla brasileira é campeã em Brasília, após virada sensacional

Na final disputada neste domingo (17), Vitoria Marchezini e Marcela Vita salvaram três match points diante das favoritas italianas Giulia Gasparri - número um do mundo - e Ninny Valentini - sétima -, para comemorar o título de um dos maiores torneios do calendário e o principal das Américas

São Paulo (SP) – Choro e um abraço emocionado, aplaudidas por uma torcida empolgada, que apoiou a dupla ao longo de todo o jogo. As brasileiras Vitoria Marchezini e Marcela Vita são as campeãs do ITF Sand Series Brasília’21. Na final disputada neste domingo (17), na Arena Brasília, no Clube de Engenharia, às margens do Lago Paranoá, Vitoria e Marcela – cabeças de chave 6 – derrotaram as favoritas italianas Giulia Gasparri – líder do ranking mundial – e Ninny Valentini (7) – cabeças 2 – com uma virada sensacional. No pódio, muita festa, com os troféus e a bandeira do Brasil, na comemoração do título em um dos maiores torneios do mundo e o principal das Américas.

Festa pelo título (Marcello Zambrana/ITF Sand Series Brasil)

A final feminina abriu a programação, que teve na sequência a decisão masculina, com vitória do francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, números 16 e 11 do mundo, cabeças 5, ganhando do russo Nikita Burmakin e do italiano Tommaso Giovannini, números 3 e 5 do ranking e cabeças 2, por 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/3 e 12-10. O ITF Sand Series Brasília’21 reuniu, esta semana, 600 jogadores, de 13 países e 20 estados, com jogos no profissional, com os top 10 do ranking mundial, e também partidas da Brasil Beach Tennis Cup, torneio amador oficial, contando pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Ao longo da semana, um público de oito mil pessoas acompanhou os jogos.

Virada das brasileiras levanta a torcida – Marcela, 32 anos, 11ª do mundo, e Vitoria, de apenas 15 anos e 18ª do ranking, perderam o primeiro set por 6/1 e estavam sendo derrotadas no segundo por 5/2 e 40/15. Foi aí que começou a reação. Salvaram três match points, levantaram a torcida, quebraram e viraram para vencer por 7/5 e levar o jogo para o match tie-break. Começaram atrás no placar, 2/5, mas mais uma vez foram em busca da virada, vencendo por 10-8 para comemorar na Super Quadra da Arena Brasília.

“Entramos confiantes. Muito trabalho, dedicação para chegar a essa conquista. Estamos juntas há pouco mais de um ano, a parceria está ficando mais forte e nos damos muito bem fora da quadra também. Já tivemos ótimos resultados, mas faltava um grande como este. Sentindo que estava chegando. Sempre acreditei”, comemorou Marcela.

Comemoração com a bandeira do Brasil (Marcello Zambrana/ITF Sand Series Brasil)

Vitoria também não escondeu a emoção. “Estou muito feliz. O melhor momento da minha carreira, um grande título. Não sei nem como explicar. Conseguimos nos recuperar e buscar a vitória. E quero agradecer a torcida, que fez toda a diferença”.

A juventude de Vitoria, nascida em Rolândia, com a experiência de Marcela, de Curitiba, mostrou muita força na semana. Foram três vitórias seguidas diante de duplas consideradas favoritas para chegar ao título. No sábado (16), na semifinal, as paranaenses Vitoria e Marcela eliminaram as principais cabeças de chave do torneio, a brasileira Rafa Miiller – dois do mundo – e a venezuelana Patricia Diaz (3), também de virada. Antes, nas quartas de final, derrotaram as cabeças 4, a brasileira Joana Cortez e a italiana Flaminia Daina, em dois sets.

Torneio elogiado por todos – Jogos emocionantes, torcida incentivando os atletas, muita disputa, com a presença dos melhores do mundo na capital do País. Desde a terça-feira (12) e até este domingo, o ITF Sand Series Brasília’21 mudou a paisagem às margens do Lago Paranoá. Ao final, um balanço muito positivo. Com elogios de todos ao alto nível técnico e à estrutura montada para o evento no Clube de Engenharia. A categoria profissional distribuiu uma premiação de 35 mil dólares (aproximadamente R$ 195 mil).

“O evento foi um grande sucesso, um balanço muito positivo. Acho que fizemos história aqui, com um dos maiores eventos do Beach Tennis de todos os tempos. Vários atletas profissionais, há muito tempo no circuito, vieram falar isso. Não foi um desafio fácil, em tempos de pandemia. O primeiro evento com público aqui em Brasília, que esgotou os ingressos na quinta-eira. Deu um show na arquibancada, seguindo todos os protocolos da Covid-19. E tivemos a grande final feminina. Que venha 2022 e possamos fazer um evento ainda maior, sem a situação pandêmica”, afirmou Bruno Ferreira, diretor da Zenith Marketing, organizadora da etapa brasileira do ITF Sand Series.

O ITF Sand Series de Beach Tennis reúne os torneios mais importantes e com maior premiação na modalidade. O objetivo da ITF é que se tornem eventos de tradição e calendário fixo nos países-sede, assim como os quatro Grand Slam no tênis. Além do Brasil, o circuito conta com etapas na Alemanha, Espanha e França, e o Finals na África do Sul.

O torneio, mais uma vez, mostrou a força do Beach Tennis, uma das modalidades que mais cresce no Brasil. Dos 1,2 milhão de praticantes no mundo, 400 mil estão no País. Ao longo de todos os dias, do pré ao pós evento, foram seguidas as recomendações sanitárias vigentes em relação à Covid-19, exigidas pela ITF e, também, pelo governo local, até o pós-evento.

O ITF Sand Series Brasília’21 foi apresentado pelo Banco BRB. Os patrocínios master são do Sesc e da Coca-Cola Zero Açúcar. E o evento conta com patrocínio de Oakberry, Colégio Everest, Ruach Facilities, Bodylaser e Sandever by Decatlhon. Os apoios foram da Head Beach Tennis, Steak Bull, Champion Car Service Michelin, Del Maipo, Grupo Lig, Academia 22 Winbox, Fuego, Atacadão Dia a Dia e Secretaria de Esporte e Lazer do GDF. Evento oficial da ITF (International Tennis Federation) e da CBT (Confederação Brasileira de Tênis).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo