De olho no ponteiro: como economizar no combustível do carro

Cadastrado no GetNinjas, consultor automotivo em mecânica mostra que pequenos detalhes podem fazer diferença no orçamento

Foto: Divulgação

“Enche o tanque”, é uma frase que está em desuso pelos motoristas que vão aos postos. O preço médio da gasolina, por exemplo, subiu por sete semanas seguidas nos postos do país entre agosto e setembro, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural (ANP). E para driblar a crise, o jeito é economizar. Além de buscar postos de combustível confiáveis e com preços acessíveis, o motorista também pode se atentar a algumas atitudes e hábitos que podem ajudar a poupar dinheiro. Pensando em ajudar os motoristas, Thiago Chagas, consultor automotivo da mecânica Ricardo Kobata, cadastrado no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, elencou algumas dicas sobre o assunto. Confira:

Corre pra manutenção!

Postergar a manutenção pode resultar em diversos problemas, além de impactar no consumo de combustível do automóvel. Segundo Tiago, sem a devida revisão, contratempos como o filtro de ar entupido/sujo, velas desgastadas e corpo de borboleta desregulado/sujo fazem com que o motorista gaste mais no posto de combustível.

GNV ou Combustível, eis a questão!

Com o aumento do preço do combustível, há motoristas que consideram a conversão para GNV. Mas antes de se decidir, Tiago diz que diversos aspectos devem ser levados em conta, tais como a forma de uso do carro e a quilometragem que o automóvel roda. “No caso de carros que fazem curtas distâncias, eu desaconselho a instalação do GNV; não só pelo preço do kit, mas também pelo desgaste que o motor sofre com a mudança, apesar de tal problema ter diminuído com o avanço tecnológico dos sistemas GNVs mais recentes. Para a pessoa recuperar o investimento do kit, ela terá que rodar muito por semana/mês, então para motoristas de aplicativo pode ser interessante”, explica o especialista.

De olho na calibragem dos pneus

“Um item de suma importância para a economia de combustível é a pressão correta dos pneus. Pneus muito cheios ou vazios influenciam diretamente na pilotagem do automóvel, na segurança dos passageiros e no consumo de combustível. Sendo assim, é recomendado que, ao abastecer o carro, se dê uma atenção à calibragem”, aconselha Tiago.

Observe a quantidade de combustível

Ao contrário do que se imagina, rodar com o tanque vazio ou cheio não influencia diretamente no consumo de gasolina. De qualquer forma, não é recomendável trafegar com o tanque “na reserva”, pois isso pode prejudicar o funcionamento da bomba. Sendo assim, o ideal é que o motorista transite com, no mínimo, ¼ de combustível.

Fuja da gasolina adulterada!

Além de todos os problemas que a gasolina adulterada causa, este tipo de “combustível” também faz com que o motorista gaste mais com o abastecimento. Segundo Tiago, a gasolina adulterada é consumida de forma mais rápida e não há a queima ideal. Ao notar essa “queima errada”, o sensor de oxigênio manda sinal para que mais combustível seja injetado, a fim de impulsionar a explosão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo