Massagem manual ajuda contra a flacidez facial?

O envelhecimento facial é um processo natural, mas que acarreta em algumas alterações na pele, como o aparecimento de linhas de expressão, rugas, hipercromias e flacidez. Por isso, a recomendação é a prevenção do envelhecimento, e nesse sentido a massagem manual facial diária em casa somada a produtos e terapias estéticas como potencializadores deste momento podem ajudar. A massagem manual facial tem como objetivo aumentar o metabolismo celular, desintoxicar, aumentar a permeabilidade cutânea e promover o relaxamento e bem estar.

Massagem manual ajuda contra a flacidez facial – Créditos: Ekaterina Bolovtsova

Segundo Renata Gomes Moreira, fisioterapeuta, Analista de Aperfeiçoamento e Apoio Técnico da IBRAMED, a massagem manual facial deve ser feita em movimentos circulares, direcionando de baixo para cima e de dentro para fora. Para a flacidez palpebral a indicação é utilizar os dedos indicador e médio em um movimento diagonal, levando de dentro para fora da pálpebra. Já para rugas periorais, o famoso código de barras, utilize os indicadores, coloque-os próximos aos lábios e deslize em direção às orelhas, logo depois suba levemente esse movimento tensionando toda a região da boca.

Para a Dra. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos, é importante aliar a massagem facial a dermocosméticos que funcionem como boosters de colágeno e elastina e com alto poder hidratante. Além disso, não se esqueça da região do pescoço e colo. A farmacêutica bioquímica ressalta que a eficácia da massagem depende muito da técnica associada, por isso, recomenda a procura por um profissional de estética que fará uma entrega eficiente com tratamentos associados.

A especialista da IBRAMED ainda indica a utilização de alguns recursos terapêuticos/equipamentos como potencializadores, sendo utilizados associados à massagem manual. Por exemplo, o Plasmed, que consiste em uma descarga de jato plasma na pele que gera a produção de calor, induzindo uma lesão térmica na camada mais superficial da pele, que também causa uma produção de colágeno, modificação de fibras elásticas e reestruturação da derme. Ele pode ser realizado na flacidez palpebral, rejuvenescimento e flacidez facial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo