Tornado atinge o Oeste de Santa Catarina e provoca destruição

Os ventos atingiram os 90 km/h.

Foto: Defesa Civil/SC – Divulgação

Um tornado atingiu na madrugada desta terça-feira (14) o Oeste de Santa Catarina e deixou um rastro de destruição em vários municípios. Ainda não há informações sobre vítimas.

Os municípios mais afetados, segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina, são: Itá, Concórdia, Joaçaba, Chapecó e Guatambú. Os ventos chegaram a 90 km/h e fez com que algumas pessoas fossem derrubadas ao chão.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, árvores foram arrancadas e postes de energia elétrica foram derrubados. Semáforos caíram no asfalto e parte de muros desmoronaram.

Em Guatambú, uma das cidades mais atingidas, é possível ver montes de entulhos por todos os bairros.

Foto: Defesa Civil/SC – Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o fenômeno climático teve origem em uma supercélula, criada pela passagem de uma frente fria, aliada a umidade do ar e a presença de instabilidade nesses municípios.

Além das fortes rajadas de vento, o Oeste Catarinense também sofreu com chuvas torrenciais e queda de granizo, além de alagamentos e deslizamentos de terra.

A Defesa Civil de Santa Catarina já havia emitido alertas meteorológicos informando a população sobre a possibilidade de ocorrências de chuvas e rajadas de vento.

Com informações da Defesa Civil/SC e do Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo