Equipe de APH da CCR MSVia participa de treinamento com a FAB

Enfermeiros e socorristas da Concessionária atuaram em conjunto com militares em treino simulado de situação de guerra

A convite da FAB (Força Aérea Brasileira), profissionais da área de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) da CCR MSVia, participaram, durante o mês de agosto e início de setembro, do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, realizado durante o Exercício Conjunto (Excon) Tápio 2021, em Campo Grande. Na ocasião, foi feito um simulado com cenário fictício de guerra, que colocou militares gravemente feridos sob território inimigo.

Exercício Conjunto (Excon) Tápio 2021 – Foto: Divulgação

Os enfermeiros e socorristas da MSVia atuaram como instrutores e foram os únicos civis a participarem da ação. Com isso, foi possível trocar experiências entre as equipes da Concessionária, militares da Base Aérea de Campo Grande e Corpo de Bombeiros. Todas as fases foram avaliadas e certificadas pelo IMAE (Instituto de Medicina Aeroespacial).

De acordo com a enfermeira responsável técnica do APH da CCR MSVia, Gleice Andrade, a experiência foi inspiradora. “O convite foi um reconhecimento pelo serviço prestado ao longo de toda a BR-163/MS, onde vidas são salvas diariamente”, enfatiza.

Durante o treinamento, foram realizadas aulas teóricas e práticas, divididas em três fases: indoor (com oficinas sobre controle de hemorragias, lesão de tórax, acesso venoso, entre outros temas), outdoor (realizada em campo aberto, em três etapas: cuidados sob fogo, cuidados no campo tático e cuidados em voo) e flight, onde foi simulado um resgate e os alunos aplicaram os procedimentos aprendidos durante um voo real.

Gleice avalia, ainda, que participar do planejamento e a execução do exercício agregou aprendizado para a equipe. “Finalizamos essa missão com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que são esses exemplos de troca de conhecimento e integração entre as instituições que fortalecem o Atendimento Pré-Hospitalar”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo