Quase 90% dos municípios de Mato Grosso do Sul têm uma cooperativa

Campo Grande e Dourados são as cidades que possuem o maior número de cooperativas

As cooperativas têm um papel importante nas cidades e no campo. Elas marcam presença em muitos segmentos diferentes, como no mercado financeiro, na agropecuária, na área da saúde, da educação, na geração e distribuição de energia, no transporte, dentre outros.

O cooperativismo é, sem dúvida, um agente fundamental para a promoção do desenvolvimento e vem crescendo a cada dia no Mato Grosso do Sul. Hoje está presente em 88,61%, isto é, 70 municípios do Mato Grosso do Sul têm atuação de pelo menos uma cooperativa, sendo matriz ou filial. Apenas nove municípios do Estado ainda não possuem um empreendimento cooperativo.

Foto: Assessoria Copasul

As cidades de Campo Grande e Dourados são as que concentram o maior número de cooperativas, representando 46,61% do total. A Capital com 32 empreendimentos cooperativos e Dourados com 23, e o ramo que mais concentra é o agro, com quase metade das cooperativas.

O modelo de negócio do cooperativismo tem ampla capilaridade no Estado e desempenha papel estabilizador na economia. Mesmo em cenário adverso, como o causado pela pandemia, o setor apresentou bom desempenho em Mato Grosso do Sul, com destaque para os ramos do agronegócio, crédito, transporte e o de saúde, principalmente se comparado às empresas tradicionais nestes mercados”, afirma o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis.

No Mato Grosso do Sul, o cooperativismo mostra a sua força com as 118 cooperativas, distribuídas em 7 ramos, compondo mais de 350 mil cooperados, gerando cerca de 10 mil postos de trabalho.

Um indicador que demonstra a força do cooperativismo nesse momento de pandemia, é o crescimento do faturamento. Comparando o ano de 2020 com 2019, as cooperativas do Estado apresentaram um crescimento de 69,46%, ou seja, um aumento de R$ 7,9 bilhões. Comparando o ano de 2019 com 2020, em relação ao Ativo Total das cooperativas no Estado, ocorreu um aumento de 42,4%, ou seja, um incremento de 4,25 bilhões.

Outros indicadores merecem destaque: aumento de 13,75% no número de empregos de 2019 para 2020, no mesmo período aumento de 12,11% de aumento no número de cooperados.

Esses dados são do Panorama do Cooperativismo 2021, com base de dados 2020, desenvolvido pelo Sistema OCB/MS, que tem por objetivo dar visibilidade à força e relevância socioeconômica do cooperativismo, disponibilizando para a sociedade informações sobre esse modelo de negócios.

Esse propósito em trazer mais dados sobre o cooperativismo também faz parte do movimento SomosCoop, que busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo