Ciclone se dirige para o RS e deve provocar ventania e queda de granizo

Um ciclone extratropical está se dirigindo para o Sul do Brasil, devendo atingir o Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (02). O fenômeno poderá ocasionar chuva intensa, fortes rajadas de vento e queda de granizo.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ciclone vai transformar o clima quente e seco em tempestade, com possibilidade de raios e trovoadas. Os ventos devem atingir os 50 km/h.

Imagem de satélite/Reprodução

Já uma nova frente fria deve atingir o Estado de Santa Catarina na sexta-feira (03), sendo que a mesma deverá seguir caminho em direção as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

A previsão é que o ciclone, associado com a frente fria, provoque chuvas torrenciais na maior parte do Rio Grande do Sul, especialmente nos municípios localizados na Região Noroeste do Estado.

O Climatempo e o Inmet preveem para esses dias um volume acumulado de chuva de aproximadamente 100 milímetros. Há risco de que de granizo em vários municípios gaúchos, especialmente na região serrana.

O frio deve se intensificar após a passagem do ciclone, derrubando as temperaturas entre os dias 07 e 10 de setembro. As temperaturas devem variar entre 3º C e 6º C (mínimas), nas regiões Leste, Oeste e Centro do Estado, e de 0º C a 3º C (mínimas) na região Sul do Estado, principalmente na região de fronteira com o Uruguai.

A previsão é que a nova frente fria avance em direção as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. As chuvas devem ser fortes em Minas Gerais, principalmente no Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Belo Horizonte, capital do Estado.

Com informações do Climatempo e Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo