Brasil pode ter sexto dia de neve em 2021 na próxima semana

Foto: Climatempo

No último final de semana, algumas cidades da serra gaúcha e catarinense registaram neve e chuva congelada entre sábado (17) e domingo (18) e entre domingo e segunda-feira (19), assim como Sincelo. Também houve registro de geada ampla nesta semana na Região Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais.

Previsão de neve

Uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil a partir do dia 26, segunda-feira, provocando chuva. Em sua retaguarda, mais uma massa de ar frio de origem polar volta a castigar a Região no final do mês de julho. Esta nova massa de ar frio começa a avançar pelo Brasil e o frio retorna.

Algumas simulações atmosféricas, como o GFS e o modelo europeu ECMWF, já apontam que na madrugada da quarta-feira, 28 de julho, podemos ter mais um evento de neve no Sul brasileiro. Se confirmar, será o sexto dia em que o fenômeno é registrado no Brasil em 2021.

O que mais chama atenção, é a chance de uma nova precipitação invernal com um pouco mais de uma semana do último episódio.

Vale ressaltar que uma previsão de neve pode variar muito de um dia para outro, pois depende da exata combinação de frio com umidade. Se há frio sem umidade temos geada, se temos umidade sem frio, temos chuva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo