Projeto contemplado pelo FIC, Batalha de Bandas abre inscrições

Campo Grande (MS) – A Batalha de Bandas, festival de músicas autorais de MS, está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (13.07.2021). O projeto foi contemplado pelo FIC 2019 (Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Foto: Divulgação do evento

A “Batalha ”teve sua primeira edição em 2014, e trata-se de um Festival para trazer representatividade para as bandas autorais de Mato Grosso do Sul. “Para você fazer parte da batalha de bandas você tem que escrever e tocar suas próprias músicas. E aí a gente vem fazendo desde 2014, paramos em 2020 por conta da pandemia, a gente não quis fazer uma live porque as bandas são grandes, qualquer ideia que a gente teve ia ter uma aglomeração. Por isto preferimos esperar a aprovação final do FIC para realizar em 2021”.

O Batalha de Bandas é o maior evento de música autoral do Estado. De 2014 para cá, mais de 60 bandas sul-mato-grossenses passaram por seus palcos e mais de 150 grupos se inscreveram.  Em 2020, o festival não pôde acontecer, mas encontra em 2021 um novo cenário para ocupar os palcos. “O Batalha de Bandas deve acontecer em setembro, com todos os cuidados que o período pede”, garante a produtora executiva e proponente do projeto do FIC, Ana Ostapenko.

Para Ana Paula o FIC é de suma importância para os projetos culturais de MS: “ele garante a realização de obras e eventos de qualidade além do reconhecimento de artistas e produtores do nosso Estado. Sempre realizamos o ‘Batalha’ sem verba, apenas com dinheiro do que vendia na portaria do evento e com parceiros para conseguirmos os prêmios”, explica. Com esse aporte do FIC, a banda poderá remunerar cada prestador, fazer ações maiores de divulgação, além de permitir entrada gratuita no evento, voltando apenas para a parte social. O ingresso esse ano será de um kg de alimento não perecível. “Sempre tivemos essa entrada social, mas agora poderemos focar muito mais na arrecadação e no mais importante: a música autoral de MS”, conclui.

Como participar  

As inscrições para o Batalha de Bandas começam no Dia do Rock, 13 de julho, e terminam no dia 13 de agosto. Podem se inscrever via formulário online bandas sul-mato-grossenses de qualquer vertente do rock, cujos integrantes tenham mais de 14 anos de idade. Os interessados devem apresentar na inscrição uma música autoral, em áudio ou vídeo, via Soundcloud ou YouTube. “Não há necessidade de ser uma gravação profissional, pode inclusive ser de um ensaio. O intuito é dar visibilidade a novos talentos do rock regional”, pontua Ostapenko.

A seleção é feita por um time de técnicos que avalia todo o material enviado e seleciona os grandes finalistas. Os nomes serão divulgados no dia 20 de agosto na fanpage da Batalha de Bandas. No dia da grande final, durante o evento, os jurados avaliam quatro quesitos: Composição, Performance, Execução e Letra.

A banda vencedora ganha a gravação de um DVD com quatro músicas, um ensaio fotográfico no dia da gravação do DVD, dez camisetas de merchandising da banda e uma consultoria de carreira. O segundo lugar e a banda escolhida pelo público levam a gravação de um single cada. Já o terceiro lugar, ganha um ensaio fotográfico. “Essa premiação proporciona às bandas vencedoras a oportunidade de terem um material próprio para o ingresso no mercado musical”, pontua Caio Dutra, produtor técnico do festival.

Arthur Maximilliano, guitarrista da banda Codinome Winchester, primeira banda a ganhar o Batalha de Bandas, reitera a importância desse tipo de festival, sobretudo para incentivar os músicos a não desistirem. “Festivais como o Batalha incentivam as bandas a acreditarem em seu trabalho. Para nós, vencer a primeira edição foi importante porque, como prêmio, conseguimos gravar nosso segundo EP, o Ocasiões Espaciais, que foi muito importante para nós em um cenário nacional”.

O link para inscrições e todos os detalhes da edição 2021 serão divulgados em uma live no perfil do Instagram do Batalha de Bandas (www.instagram.com/batalhadebandas), no dia 13 de julho, às 20 horas, horário local.

Para mais informações sobre o Batalha de Bandas, basta acessar www.facebook.com/batalhadebandascg.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo