Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial inspira a leitura de livros que abordam o tema para crianças

No dia 03 de julho, comemora-se Dia Nacional de Combate à discriminação Racial, problema que infelizmente ainda persiste no cotidiano não só dos adultos, como de muitas crianças brasileiras. O racismo doentio, que gera preconceito em diversas pessoas, causa o bullying nas crianças, o que pode gerar impactos devastadores na vida de crianças e adolescentes, em seu psicológico e até na vida social, impactando-os negativamente até na fase adulta.

Livro ‘E se fosse você’ da Editora Colli Books – Foto: Divulgação

Mas como combater e ensinar o respeito já na primeira infância? Para inspirar o diálogo entre pais e educadores, uma sugestão é a leitura, por isso, separamos uma obra dedicada aos leitores infantis e seus pais, que trata do tema bullying, educando e ensinando sobre a importância e o respeito. Conheça:

A editora Colli Books, especializada no segmento de livros paradidáticos traz em seu acervo obras que entretém e educam, o título ‘E Se fosse Você’, da autora Anete Lacerda, é um desses, que narra a história de Lili, uma criança de 6 anos, alegre e que adora brincar com os irmãos, Caio e Ana, de 4 e 2 anos, respectivamente. No entanto, seu comportamento muda quando eles passam a frequentar uma nova escola e Lili começa a sofrer bullying por ser negra e gordinha. Percebendo a tristeza e a mudança no comportamento da filha, Marina vai até a escola e, ao lado de professores, passa a realizar projetos e reuniões de conscientização com os pais e alunos sobre a gravidade do racismo e da gordofobia.

Para a autora, a vida só vale a pena quando é possível tocar o coração das pessoas. Anete diz que se surpreendeu em seu lançamento, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, quando as pessoas se manifestaram dizendo que a história de Lili (a personagem principal do livro) era a sua história.

Precisamos nos unir no combate a toda e qualquer discriminação. Abordar temas tão sérios de forma lúdica com as crianças é uma esperança de que podemos construir uma sociedade mais empática, que conviva bem com as diferenças”, comenta Anete.

Todos os livros da editora Colli Books podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book. Seguem alguns exemplos de lojas: Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros. Para mais informações acessem o site www.collibooks.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo