Confira os vencedores da 1ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Araguaína (TO)

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT), juntamente com Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, anunciam os vencedores da 1ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade. O evento foi realizado na unidade da Friboi em Araguaína (TO), nos dias 31 de maio e 1º de junho.

Vencedores da 1ª Etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Araguaína (TO) – Foto: Divulgação

“Avaliamos 351 machos de seis pecuaristas na etapa. Setenta e dois por cento dos animais tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), sendo 25% com até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade) e 81% dos animais atingiram peso de mais de 18 arrobas, com média de 19,5 arrobas”, informa o gerente executivo da ACNB, André Locateli.

Epaminondas de Andrade, da Fazenda Vale do Boi (Carmolândia/TO), recebeu a Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos.

“Participar das etapas do Circuito Nelore de Qualidade é muito importante para mostrar a qualidade do Nelore e constatar a consistência do nosso trabalho de melhoramento genético de mais de 40 anos. Essa é a nossa 5ª participação em Tocantins. Já fomos a Colinas e Araguaína, em 2005, e Araguaína em 2008, 2009 e 2019, quando também vencemos. Tudo soma, desde a visualização dos lotes antes do abate até a análise das carcaças para entender como conduzir a genética, o manejo e a nutrição para obter o produto que o mercado consumidor valoriza”, destaca Ricardo José de Andrade, zootecnista e responsável pela Fazenda Vale do Boi.

A Fazenda Vale do Boi recebeu sua 2ª Medalha de Ouro do Circuito. A propriedade venceu também em 2019, além de obter bons resultados em outras edições.

Espólio de Alacide Negreiros Rodrigues da Fazenda Mariana (Santa Fé do Araguaia/TO) e Eduardo Ferreira de Vasconcelos Silva da Fazenda Triunfo (Governador Edilson Lobão/MA) ficaram com as Medalhas de Prata e Bronze, respectivamente. A Fazenda Mariana já obteve uma Medalha de Ouro no Circuito, conquistada em 2018, na etapa de Araguaína.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo