Classe C30 abre temporada de vela oceânica em Ilhabela

Com o adiamento da etapa que aconteceria em março, Warm Up para a Semana de Vela será a abertura da Copa Mitsubishi neste sábado (19)

São Paulo (SP) – Após longo repouso longe das raias de Ilhabela, os barcos começam a ser preparados por suas tripulações para o retorno à tradicional Copa Mitsubishi, ex-Copa Suzuki, até 2020. A competição válida pelo Circuito Ilhabela de Vela Oceânica deverá movimentar a partir deste sábado (19/6) mais de 30 embarcações, incluindo-se a competitiva Classe C30.

Flotilha da C30 em Ilhabela (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Os barcos da C30 já tiveram o privilégio de correr neste ano. Em janeiro, disputaram o Circuito de Santa Catarina, válido pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro, com vitória do Caballo Loco, de Ubatuba, em Florianópolis. A Copa Mitsubishi antecede a Semana de Vela, assim, é chamada de Warm Up. A etapa será em 19 e 20, 26 e 27 de junho, com sede no Yacht Club Ilhabela (YCI). A Semana de Vela começará em 24 de julho.

Para que o campeonato pudesse começar, a organização considerou todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades sanitárias. “Estamos cientes das restrições que ainda existem, mas posso afirmar que o clube está muito bem preparado para receber os velejadores. Teremos praticamente o mesmo número de barcos das etapas de 2020 porque as tripulações estão ansiosas para voltar a velejar”, destacou o diretor de Vela do YCI, Mauro Dottori, comandante do Caballo Loco, atual campeão da Copa e brasileiro da classe.

“Para a Classe C30 será uma etapa especial com a estreia da tripulação do Kairós (ex +Realizado). O novo comandante, Alessandro Penido, vem do Azurro (HPE 25) e vai dar trabalho, será um competidor de peso, principalmente depois que pegar a mão do barco. Sem falar do Kaikias Via Itália, sempre muito competitivo com sua tripulação superexperiente”, referiu-se Dottori ao barco campeão brasileiro e da Copa Suzuki em 2019.

“Com a paralização das regatas, as tripulações estão meio enferrujadas e teremos de afiar os cascos novamente, mas o que vale é que estamos retornando e que todos se divirtam com segurança, praticando o esporte que têm como paixão”, desejou Dottori. Além da Classe C30, a XXI Copa Mitsubishi reunirá embarcações das classes IRC, ORC, HPE 25 e BRA-RGS nos dois próximos finais de semana em Ilhabela.

Classe C30 na Copa Suzuki 2020 (19 regatas e 6 descartes)

1 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 21 pontos perdidos

2 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira): 21 pp

3 – Loyalty (Alexandre Leal): 22 pp

4 – Zeus (inácio Vandresen): 43 pp

5 – Caiçara (Pablo Lynn): 51 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo