Porto Murtinho celebra aniversário e cresce com o apoio do Cidade Empreendedora

Programa prevê ações para transformar a economia e promover o desenvolvimento do município que integra a Rota Bioceânica.

Neste domingo (13), Porto Murtinho comemora mais um aniversário e completa 109 anos de história. Com cerca de 17 mil habitantes, de acordo com a última projeção feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município está localizado a 437 quilômetros da capital sul-mato-grossense e, atualmente, é considerado um dos mais relevantes para Mato Grosso do Sul, por ocupar uma posição estratégica na fronteira com o Paraguai e integrar a Rota Bioceânica.

Foto: Divulgação

Como principal vertente econômica da cidade, aparece a Agropecuária. Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) apontam que, em 2018, esse foi o setor que mais contribuiu para o volume do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade. No total, a geração de riquezas resultou em R$ 344 milhões quase 46% desse valor corresponde ao Agronegócio. Em seguida, como a segunda maior contribuição setorial aparece a área de Comércio e Serviços com 42% e a Indústria com 12%.

Para impulsionar, ainda mais, o crescimento de Porto Murtinho, e ajudar o município a estar preparado para o início do funcionamento do corredor de integração rodoviária que vai ligar os oceanos Atlântico e Pacífico e permitir o escoamento da produção para o mercado asiático, neste ano, a Prefeitura Municipal aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS.

De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular Semagro, Jaime Verruck, a parceria vem para somar com o trabalho feito pela gestão municipal. “Porto Murtinho celebra 109 anos e eu parabenizo a cidade por todo o caminho que percorreu até aqui. Tenho certeza que esse é só o começo de uma trajetória de desenvolvimento, pois a partir do funcionamento da Rota Bioceânica, a região tende a crescer ainda mais e o Sebrae vem ajudar o município nesse processo. Com o programa Cidade Empreendedora, nós atuamos junto à prefeitura, para que os pequenos negócios e a população de forma geral se estruturem e se apropriem das novas oportunidades que vão surgir. Queremos fortalecer o comércio local, ajudando a criar um ambiente de negócios ainda mais favorável no município”, ressaltou Jaime.

Cidade Empreendedora em Porto Murtinho

Com a proposta de transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa é executado no município desde o dia 13 de abril, quando teve início a ação “Sebrae na sua Empresa”. Agentes da instituição visitam os pequenos negócios para identificar qual é a necessidade dos empresários e propor soluções, no total, mais de 160 empreendedores já foram atendidos.

O “Sebrae na sua empresa” é uma das ações que integram a linha de atuação do programa direcionada ao atendimento do pequeno empresário. Em Porto Murtinho, esse público corresponde a 83% da densidade empresarial e ao fortalecê-lo é possível promover a geração de emprego e renda no município.

Junto com o trabalho desenvolvido na área urbana, o produtor rural também recebe o apoio do Sebrae/MS para que possa melhorar a produtividade e as vendas. Além desse suporte direto ao empreendedor, seja no campo ou na cidade, outra vertente do programa Cidade Empreendedora atua no âmbito das políticas públicas com o objetivo de desburocratizar processos e melhorar o ambiente de negócios.

O Cidade Empreendedora também incentiva a inovação nas escolas por meio do eixo “Educação Empreendedora” e este trabalho já começou a ser realizado em Porto Murtinho. Para que a temática do empreendedorismo seja trabalhada com estudantes em sala de aula, ou de forma virtual, o Sebrae promove a capacitação dos professores através do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Neste ciclo, a iniciativa é desenvolvida em quatro escolas municipais, irá envolver 96 docentes e beneficiar 1.748 estudantes.

Além disso, o programa também promove na cidade ações de incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora; melhorias na Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-530.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo